Mudanças entre as edições de "Predefinição:Artigo em destaque em 11"

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para navegação Ir para pesquisar

(Desfeita a edição 99654 de Diego Salton (Discussão))
(Desfeita a edição 99653 de Diego Salton (Discussão))
Linha 1: Linha 1:
[[Arquivo:Zagueiro De Leon com a Taça do Mundial.jpg|150px|direita|De Leon]]
[[Arquivo:Zagueiro De Leon com a Taça do Mundial.jpg|150px|direita|De Leon]]
No dia [[11 de dezembro]] de [[1983]] o Mundo inteiro parava para assistir o [[Campeonato Mundial Interclubes]]. Disputada anualmente desde [[1960]], a competição era considerada a maior de todo planeta e reunia os campeões das duas maiores taças, a antiga Copa dos Campeões Europeus (depois chamada de [[Liga dos Campeões]]) e a [[Copa Libertadores da América]].
Iniciado no ano de [[1960]], o Mundial de Clubes foi a principal competição internacional de futebol acima da [[Liga dos Campeões da UEFA]] e da [[Copa Libertadores da América]]. Foi disputada até o ano de [[2005]], quando a competição foi incorporada ao Mundial de Clubes da FIFA, que entrou em acordo com as confederações continentais da [[Conmebol]] e [[UEFA]].


Até a presente data, a Copa Intercontinental havia sido disputada pelos maiores clubes do Mundo, dentre eles [[Real Madrid]], [[Peñarol]], [[Football Club Internazionale Milano|Internazionale Milano]], [[Independiente]], [[Benfica]], [[Milan]], [[Estudiantes]], [[Manchester United]], [[Nacional de Montevideo]], [[Ajax]], [[Juventus]], [[Bayern de Munique]], [[Boca Juniors]] e [[Liverpool]]. Com mais de 20 anos de jogos anuais, o Mundial Interclubes havia sido conquistado por apenas dois brasileiros, [[Santos]] ([[1962]]-[[1963]]) e [[Flamengo]] ([[1981]]), demonstrando a dificuldade e importância da conquista.
A fórmula de disputa do torneio sofreu diversas modificações, inicialmente disputado em jogos de ida e volta nos estádios dos respectivos clubes participantes, com possibilidade de um terceiro jogo de desempate, a competição passou a adotar jogo único em campo neutro a partir de [[1980]], como forma de evitar a ocorrência de casos de violência, principalmente ocorridas nos estádios sul-americanos.


Os finalistas de 83 não eram quaisquer clubes, o europeu e favorito, [[Hamburgo]], oficialmente chamado Hamburger Sport-Verein e. V., era a nova sensação da Europa. O clube da Alemanha Ocidental (na época da divisão do país devido a Segunda Guerra Mundial) era o então hexacampeão nacional, sendo, assim como seu rival na disputa, o terceiro clube do país a chegar ao Mundial.
Os clubes do [[Real Madrid]], [[Peñarol]], [[Nacional de Montevidéu|Nacional]], [[Boca Juniors]] e Milan são os maiores campeões da competição, com três títulos cada. O Milan é a equipe que mais disputou o torneio, participando do certame por sete vezes. O primeiro título foi conquistado pelos espanhóis do [[Real Madrid]]. '''([[Mundial de Clubes de 1983|leia mais...]])'''
 
Os alemães iniciaram o ano de [[1983]] com o prestígio do título nacional do ano anterior e um vasto elenco recheado de estrelas. Venceu a [[Liga dos Campeões]] com apenas uma derrota para o [[Dinamo Kiev]], dois empates e seis vitórias, somando 16 gols pró e 5 contra. Desbancou o gigante clube italiano do [[Juventus]], 20 vezes campeão da Itália, em [[25 de maio]] de [[1983]] no Estádio Olímpico de Atenas, sendo este o maior jogo da temporada européia, com o enfrentamento das duas maiores forças do futebol de então. Não bastando, a equipe do Hamburgo ainda era a base da '''Seleção Alemã''' Ocidental, vice-campeã da Copa do Mundo da Espanha de [[1982]], perdendo a final para a Itália de Paolo Rossi e Dino Zoff. '''([[Mundial de Clubes de 1983|leia mais...]])'''





Edição das 13h14min de 27 de julho de 2018

De Leon

Iniciado no ano de 1960, o Mundial de Clubes foi a principal competição internacional de futebol acima da Liga dos Campeões da UEFA e da Copa Libertadores da América. Foi disputada até o ano de 2005, quando a competição foi incorporada ao Mundial de Clubes da FIFA, que entrou em acordo com as confederações continentais da Conmebol e UEFA.

A fórmula de disputa do torneio sofreu diversas modificações, inicialmente disputado em jogos de ida e volta nos estádios dos respectivos clubes participantes, com possibilidade de um terceiro jogo de desempate, a competição passou a adotar jogo único em campo neutro a partir de 1980, como forma de evitar a ocorrência de casos de violência, principalmente ocorridas nos estádios sul-americanos.

Os clubes do Real Madrid, Peñarol, Nacional, Boca Juniors e Milan são os maiores campeões da competição, com três títulos cada. O Milan é a equipe que mais disputou o torneio, participando do certame por sete vezes. O primeiro título foi conquistado pelos espanhóis do Real Madrid. (leia mais...)