Mudanças entre as edições de "Grêmiopédia"

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

(Curiosidades)
(Curiosidades)
Linha 60: Linha 60:
  
 
Em [[15 de dezembro]] de [[2017]], ao atingir a incrível marca de 4.600 páginas de conteúdo, a Grêmiopédia assumiu a liderança nacional e sulamericana na plataforma Wiki de clubes.<br />
 
Em [[15 de dezembro]] de [[2017]], ao atingir a incrível marca de 4.600 páginas de conteúdo, a Grêmiopédia assumiu a liderança nacional e sulamericana na plataforma Wiki de clubes.<br />
Conheça o [[Ranking de Wikis de Clubes]]
+
Conheça o [[Ranking de Wikis de Clubes]].
  
 
== Ver também ==
 
== Ver também ==

Edição das 22h29min de 15 de dezembro de 2017

GRÊMIOPÉDIA
Logo Grêmiopédia.png
Logotipo
Informações do Site
Slogan A enciclopédia do Grêmio
Gênero Enciclopédia online
Lançamento 15 de setembro de 2015
Página oficial www.gremiopedia.com
Contato contato@gremiopedia.com
'

A Grêmiopédia é um projeto de enciclopédia voltada à reunião e divulgação da história do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. É um projeto autônomo e sem qualquer vinculação ao Grêmio, não tendo o clube qualquer gerência ou responsabilidade pelo que é divulgado neste espaço. O projeto não tem fins lucrativos, sendo gerenciado e financiado pelos próprios desenvolvedores.

A enciclopédia possui um Plano de Metas, no qual funda sua pretensão em ser o maior acervo online sobre o Grêmio. Dentre as metas do projeto está a divulgação do conteúdo deste espaço em outras línguas, possibilitando que o projeto tenha abrangência internacional futuramente.

Atualmente mais de 700 páginas de conteúdo estão sendo migradas para o sistema deste site, sendo que o projeto prevê o aumento gradativo de conteúdo a fim de atingir somas na ordem de 4 mil páginas de conteúdo em médio prazo e 7 mil em uma previsão de longo prazo.

O projeto da Grêmiopédia admite a utilização de conteúdo sites como a Wikipédia como fonte de inspiração, não como meio de obtenção de conteúdo pronto e fácil. No mesmo sentido, encorajamos os desenvolvedores a utilizar os demais sites existentes apenas como fonte de pesquisa, a fim de evitar a mera repetição de conteúdo, o que não atinge o objetivo final deste espaço. A Grêmiopédia busca ser uma fonte séria de conteúdo, assim, todos os dados constantes neste espaço são dependentes de fontes fiáveis, não sendo admitido a propagação de opiniões particulares, mas de conteúdo devidamente comprovado por meio de sites e documentos idôneos, como forma de tornar o ambiente verdadeiramente confiável.


História

A Grêmiopédia é o amadurecimento de uma ideia iniciada ainda em 2008, a criação de um site sobre o Grêmio que de alguma forma divulgasse o Imortal e suas façanhas. O primeiro projeto foi chamado de Diário Tricolor, sendo um site majoritariamente de notícias atuais do Grêmio. O projeto inicialmente representou certo êxito, atraindo público interessado em notícias diversas sobre o Tricolor.

Arquivo:Antigo Site ClicGrêmio.png
Antigo Blog ClicGrêmio

Ocorre que o objetivo sempre foi outro, era ser um espaço diferenciado sobre o Grêmio, com conteúdo exclusivo e de qualidade. Assim, foi criado no ano de 2009 o Blog ClicGrêmio, do qual grande parte do conteúdo da Grêmiopédia advém. O ClicGrêmio logo se tornou um site bem divulgado, com quase 250 mil acessos em seus primeiros 3 anos. Neste novo espaço o ClicGrêmio trazia diversos artigos e novidades sobre o Imortal Tricolor, desde história até assuntos recentes.

O Blog, entretanto, passou a ter sérios problemas para utilização, a complexidade e as atualizações da plataforma em que ele estava hospedado muitas vezes atrapalhava a confecção de artigos, outras vezes deixava imagens ou tabelas desformatadas. Era necessário um espaço de edição mais simples e livre, que tornasse a publicação de artigos fácil e padronizada. Por esse motivo foi decidido pela migração do Blog para este site, para, inclusive, possibilitar a outros gremistas editar conteúdo e colaborar com este espaço.

Conteúdo

A Grêmiopédia tem como seu principal conteúdo artigos sobre a história do Grêmio, bem como curiosidades sobre o clube. O site também conta com imagens (históricas e atuais), estatísticas e campeonatos disputados pelo Tricolor.

No acervo ainda temos camisas históricas, elencos de todos os anos do clube e fotos de grande parte das taças conquistadas.

Plataforma

A Grêmiopédia utiliza o software MediaWiki para edição de seu site. Tal software é um Wiki escrito em PHP, que utiliza sistemas de gestão de base de dados MySQL, e é licenciado sob a GNU GPL. Diversos sites na Internet utilizam tal sistema, sendo a Wikipédia o mais destacado.

No futebol, alguns clubes possuem sites enciclopédicos aos moldes da Grêmiopédia. O mais antigo do Brasil é a Galo Digital, também existindo a Porcopédia, a Cruzeiropédia e a JECpédia. A Flapédia saiu do ar em maio de 2017. No futebol internacional a Lazio Wiki, a Celtic Wiki (Wiki Foundry), a Chelsea Wiki a Górnik Wiki, a Wiki Sporting e a Wisły Kraków Wiki são algumas das existentes. Em toda Internet diversos sites Wiki sobre clubes de futebol existem também na plataforma Wikia.

Curiosidades

Em 15 de dezembro de 2017, ao atingir a incrível marca de 4.600 páginas de conteúdo, a Grêmiopédia assumiu a liderança nacional e sulamericana na plataforma Wiki de clubes.
Conheça o Ranking de Wikis de Clubes.

Ver também

Ligações externas