Copa dos Campeões Mundiais

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para navegação Ir para pesquisar

Predefinição Rascunho.gif
Esse artigo é um rascunho, sendo suas informações imprecisas ou desorganizadas. É possível que o editor esteja editando-o nesse exato momento. Considere visitar o artigo mais tarde.
Todas as informações colhidas em artigos com esse aviso não foram revisadas ou finalizadas



Copa dos Campeões Mundiais
Copa dos Campeões Mundiais
Copa dos Campeões Mundiais
Dados gerais
Organização SBT
Edições 4
Local de disputa Brasil Brasil
Sistema (misto)
editar

A Copa dos Campeões Mundiais foi um torneio de futebol[1], organizado pela emissora de televisão brasileira SBT com os clubes brasileiros campeões do Mundial de Clubes.[2] A competição foi realizada entre 1995 e 1997 no mês de julho, entre o fim dos estaduais e o começo do Campeonato Brasileiro.[3] Segundo o jornal Tribuna de Imprensa, o torneio foi criado e organizado pelo SBT em suas 3 edições (1995-1996-1997), originalmente objetivando a inclusão de clubes não só brasileiros mas também argentinos e paraguaios,[4] tendo já em 1996 passado a constar do calendário oficial da CBF,[5] tendo o SBT tentado contar com um clube europeu na edição de 1997 do torneio.[6]

Algumas fontes tratam a competição como amistosa[7] ou "disputada mais como um amistoso".[8] Segundo o Jornal do Brasil de 1 de julho de 1997, o torneio era reconhecido como oficial pela CBF.[9] A afirmação de que o torneio era reconhecido oficialmente pela CBF foi feita também pelo ex-assessor jurídico da CBD, Valed Perry,[10] à Folha de S.Paulo do dia seguinte.[11] Segundo o jornal O Estado de São Paulo, a competição de 1997 fazia parte do calendário da CBF para aquele ano, que citava outras competições, como as datas do Campeonato Brasileiro, prevendo também a Copa dos Campeões Mundiais e a Copa Centenário de Belo Horizonte, esta um torneio comemorativo do centenário da capital mineira.[12]

A Copa dos Campeões Mundiais de 1995-1997 era um torneio de abrangência nacional (pois incluía todos os clubes do Brasil que tivessem sido campeões do Mundial de Clubes), e é o único caso, de que se tem notícia, de competição de abrangência nacional que tinha como pré-requisito a conquista de um título internacional.

A Copa dos Campeões Mundiais de 1995-1997 seguia o modelo de competição disputada com os prévios campeões de uma outra competição, no caso, o Mundial de Clubes. Outras competições deste tipo foram a Supercopa Sul-Americana (disputada entre os prévios campeões da Copa Libertadores) e a Copa dos Campeões da Copa Brasil (disputada entre os prévios campeões do Campeonato Brasileiro). Contudo, há uma diferença: a Supercopa Sul-Americana era oficial pela Conmebol, incluindo todos os prévios campeões da Copa Libertadores, que também é da Conmebol, e a Copa dos Campeões da Copa Brasil era oficial pela CBD, incluindo todos os prévios campeões do Campeonato Brasileiro, que também era da CBD. Já a Copa dos Campeões Mundiais de 1995-1997 era reconhecida pela CBF e incluía os clubes brasileiros campeões (não todos os clubes campeões, apenas os brasileiros) da Copa Intercontinental, competição internacional de UEFA e CONMEBOL.

Edições

Ano Final 3º e 4º colocados
Campeão Placar Vice
1995
Detalhes
Escudo São Paulo.png
São Paulo
n/a Escudo Santos.png
Santos
Escudo Grêmio.png
Grêmio
Escudo Flamengo.png
Flamengo
1996
Detalhes
Escudo São Paulo.png
São Paulo
n/a Escudo Flamengo.png
Flamengo
Escudo Santos.png
Santos
Escudo Grêmio.png
Grêmio
1997
Detalhes
Escudo Flamengo.png
Flamengo
n/a Escudo São Paulo.png
São Paulo
Escudo Santos.png
Santos
Escudo Grêmio.png
Grêmio


Referências