Mudanças entre as edições de "Predefinição:História de Ferenc Gaspar"

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para navegação Ir para pesquisar

Linha 1: Linha 1:
Embora tenha ficado conhecido nacionalmente como '''Franz Gaspar''', durante seu período no Rio Grande do Sul era chamado de '''Francisco Gaspar'''. De qualquer forma, é possível que seu nome de batismo seja '''Ferenc Gaspar''' e que seu sobrenome tenha sido omitido ao longo dos anos. Provavelmente, chegou ao Brasil no começo da década de 1930, disputando algumas provas de atletismo pelo [[Esporte Clube Pinheiros (São Paulo)|Germania]], em São Paulo. Em seguida, veio para o Rio Grande do Sul, onde disputou algumas competições atléticas pelo [[Clube de Regatas Porto Alegre|Regatas Porto Alegre]]. Em 1933, transferiu-se para o [[Grêmio]], causando uma revolução no desporto-base do tricolor como diretor técnico do departamento. No ano seguinte, foi ser técnico de futebol do [[Internacional]] e, em 1935, passou pelo [[Fussball|Porto Alegre]]. Já em 1936 estava em São Paulo novamente e, em 1937, assumiu o comando técnico do futebol do [[Santos]]. Depois, passou longa temporada pelo nordeste do país, passando por [[Náutico]], [[CRB]] (onde permaneceu por nove memoráveis temporadas) e [[ABC]]. No começo dos anos 1950, voltou para São Paulo, trabalhando algum tempo na Gazeta Esportiva. Reorganizou o departamento de atletismo do [[Clube de Regatas Nitro-Química|Nitro-Química]]. Posteriormente, foi para Araçatuba, onde foi grande difusor do desporto-base, revelando diversos atletas de nível nacional e internacional.
Embora tenha ficado conhecido nacionalmente como '''Franz Gaspar''', durante seu período no Rio Grande do Sul era chamado de '''Francisco Gaspar'''. De qualquer forma, é possível que seu nome de batismo seja '''Ferenc Gaspar''' e que seu sobrenome tenha sido omitido ao longo dos anos. Provavelmente, chegou ao Brasil no começo da década de 1930, disputando algumas provas de atletismo pelo [[Esporte Clube Pinheiros (São Paulo)|Germania]], em São Paulo. Em seguida, veio para o Rio Grande do Sul, onde chegou a competir pelo atletismo do [[Clube de Regatas Porto Alegre|Regatas Porto Alegre]]. Em 1933, transferiu-se para o [[Grêmio]], causando uma revolução no desporto-base do tricolor como diretor técnico do departamento. No ano seguinte, foi ser técnico de futebol do [[Internacional]] e, em 1935, passou pelo [[Fussball|Porto Alegre]]. Já em 1936 estava em São Paulo novamente e, em 1937, assumiu o comando técnico do futebol do [[Santos]]. Depois, passou longa temporada pelo nordeste do país, treinando [[Náutico]], [[CRB]] (onde permaneceu por nove memoráveis temporadas) e [[ABC]]. No começo dos anos 1950, voltou para São Paulo, trabalhando algum tempo na Gazeta Esportiva. Reorganizou o departamento de atletismo do [[Clube de Regatas Nitro-Química|Nitro-Química]]. Posteriormente, foi para Araçatuba, onde foi grande difusor do desporto-base, revelando diversos atletas de nível nacional e internacional.

Edição das 00h51min de 12 de março de 2022

Embora tenha ficado conhecido nacionalmente como Franz Gaspar, durante seu período no Rio Grande do Sul era chamado de Francisco Gaspar. De qualquer forma, é possível que seu nome de batismo seja Ferenc Gaspar e que seu sobrenome tenha sido omitido ao longo dos anos. Provavelmente, chegou ao Brasil no começo da década de 1930, disputando algumas provas de atletismo pelo Germania, em São Paulo. Em seguida, veio para o Rio Grande do Sul, onde chegou a competir pelo atletismo do Regatas Porto Alegre. Em 1933, transferiu-se para o Grêmio, causando uma revolução no desporto-base do tricolor como diretor técnico do departamento. No ano seguinte, foi ser técnico de futebol do Internacional e, em 1935, passou pelo Porto Alegre. Já em 1936 estava em São Paulo novamente e, em 1937, assumiu o comando técnico do futebol do Santos. Depois, passou longa temporada pelo nordeste do país, treinando Náutico, CRB (onde permaneceu por nove memoráveis temporadas) e ABC. No começo dos anos 1950, voltou para São Paulo, trabalhando algum tempo na Gazeta Esportiva. Reorganizou o departamento de atletismo do Nitro-Química. Posteriormente, foi para Araçatuba, onde foi grande difusor do desporto-base, revelando diversos atletas de nível nacional e internacional.