Torneio de Rotterdam

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

Port of Rotterdam Tournament
Torneio de Rotterdam
Bandeira da Holanda
Dados gerais
Organização Feyenoord
Edições 14
Local de disputa Holanda do Sul,Países Baixos NED
Sistema Quadrangular
editar

O Torneio de Rotterdam, oficialmente Rotterdam AD Toernooi, foi uma competição de futebol amistosa jogada em períodos de pré-temporada européia. Disputado de 1978 até 1991, já contou com a presença de diversos grandes clubes do futebol mundial como Benfica, PSV Eindhoven, Feyenoord, Stuttgart, Bayern de Munique, Santos, Atlético Mineiro, Real Madrid, Fluminense, Celtic, Arsenal, Liverpool, Manchester United, entre outros. Em 1985 contou com a participação do Grêmio.

Informações gerais

Troféu

O torneio foi organizado pelo Feyenoord Rotterdam Naamloze Vennootschap, com partidas no Stadion Feyenoord, em Rotterdam, nos Países Baixos. Tem como maior campeão o anfitrião Feyenoord. Dentre os grandes clubes brasileiros, Grêmio, Fluminense, Santos e Atlético Mineiro já disputaram a competição, sendo que apenas Grêmio e Fluminense se sagraram campeões.

O torneio manteve durante todos os anos de disputa seu formato quadrangular, sendo disputado alguns anos no sistema de pontos corridos e outros em mata-mata, com duas semifinais, uma disputa do terceiro lugar e uma final entre os vencedores de cada chave.

No ano de 1985 o Grêmio foi o convidado internacional para a competição. Com as conquistas do Mundial Interclubes, da Copa Libertadores da América e do Campeonato Brasileiro de Futebol nos anos anteriores, o clube adquiriu significativo prestígio e recebeu diversos convites para torneios e amistosos.

O Grêmio disputou o título de 1985 com as equipes do Feyenoord, Bayern de Munique e o Budapest Honvéd da Hungria. Em 2 de agosto o Grêmio venceu o Feyenoord pelo placar de 2x1, gols de Renato e Raúl. Na final, em 4 de agosto contra o Bayern de Munique, novamente uma vitória por 2x1, gols de Osvaldo e Augenthaler, contra, para o Tricolor, garantiu o título do Torneio de Rotterdam para o Imortal.

Edições

Ano Final Semifinalistas
Campeão Placar Vice
1978-1984 Não participou
Competição não contou com a participação do Grêmio
1985
Detalhes
Escudo Grêmio.png
Grêmio
2 – 1 Escudo Bayern de Munique.png
Bayern de Munique
Escudo Feyenoord.png
Feyenoord
Escudo Honvén.png
Budapest Honvéd
1986-1991 Não participou
Competição não contou com a participação do Grêmio

Artilheiros do Grêmio na competição

Gols Jogador
1 Brasil Renato
Brasil Osvaldo
Brasil Raúl

Ver também

Referências