Predefinição:Página principal/Conteúdo2

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

De Leon Libertadores 1983.jpg
Criada no ano de 1960, a Taça Libertadores da América, nome em homenagem aos principais líderes da independência das nações da América do Sul, tinha como campeões os maiores times do continente, a citar Peñarol, Independiente, Estudiantes, Nacional-URU, Boca Juniors e Olimpia. Os brasileiros não tinha um grande rol de campeões, sendo somente Santos, Flamengo e Cruzeiro os times que, antes do Grêmio, levantaram a taça.

A competição era dominada por dois clubes, Independiente e Peñarol, sendo o primeiro 6 e o segundo 4 vezes campeão, seguido pela equipe argentina do Estudiantes de La Plata, com 3 conquistas e outros vários com 2 e 1 título, a citar importantes clubes como Nacional-URU e Boca Juniors, ambos com 2 taças. Por ironia do destino, o Grêmio viria a participar da copa de 83 com três dos cinco maiores clubes da competição, além do Flamengo de Zico, contra o qual havia perdido o polêmico Campeonato Brasileiro de 1982. (leia mais...)

Baltazar Maria de Morais Júnior.jpg

Baltazar Maria de Morais Júnior, mais conhecido como Baltazar (Goiânia-GO, 17 de julho de 1959), é um ex-futebolista brasileiro que atuava como atacante. Iniciou sua carreira profissional em 1978, atuando pelo Atlético Clube Goianiense, demonstrando sua qualidade já naquele ano, sagrando-se artilheiro do Campeonato Goiano. No ano seguinte, Baltazar foi contratado pelo Grêmio, onde conquistou seus primeiros títulos com o bicampeonato Gaúcho de 1979 e 1980, sendo artilheiro do Campeonato Gaúcho por dois anos seguidos; em 1980 (28 gols) e 1981 (20 gols).

Em 1981, Baltazar foi figura destacada no futebol nacional, marcando para sempre seu nome na história do Imortal. Após perder um pênalti no primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro de 1981, o atacante declarou "Deus está reservando algo melhor para mim". Na partida final no Estádio Morumbi, o atleta (leia mais...)


Imagem em destaque - 17 de novembro.jpg
Excursão do Grêmio à Argentina em 1963
Foto: Desconhecido