Predefinição:História de Theodoro Luís Schroeder

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para navegação Ir para pesquisar

Icone Livro.png História

Theodoro Luís Schroeder nasceu em 17 de novembro de 1881, filho de Germano Schroeder e Maria Schroeder. Foi batizado em Porto Alegre em 08 de fevereiro de 1885.[1] Permaneceu na mesma cidade, trabalhando como operário. Ingressou nos quadros do Grêmio em 1904, participando dos jogos de futebol e das primeiras diretorias. Também praticava remo no Clube de Regatas Almirante Barroso, obtendo, inclusive, o título de sócio benemérito da agremiação.

Grêmio

Como jogador fez sua estreia com o segundo quadro vencendo a segunda edição semestral do Troféu Vereinpreis de 1904. Antes disso, também atuou no festival de inauguração da Baixada. No quadro principal estreou em 1905, na goleada sobre o Fussball no Troféu Wanderpreis. Nos anos seguintes foi tesoureiro e 1º secretário do clube.

Em 1909 participou do primeiro clássico Grenal, jogando de atacante pela esquerda, sua última partida pelos quadros do Grêmio.

Pelo serviços prestados ao Grêmio, foi agraciado com o título de sócio benemérito no final de 1929. Ainda fez parte do primeiro e segundo Conselho Deliberativo do clube, criado em dezembro de 1928.[2]

  1. FamilySearch. Theodoro Schroeder. Visitado em 22 de fevereiro de 2019.
  2. História Ilustrada do Grêmio. Porto Alegre, v. 7, n. 3, 1983.