Predefinição:História de Ramiro Moschen Benetti

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para navegação Ir para pesquisar

Icone Livro.png História

Ramiro iniciou sua carreira como atleta no futsal, quando jogava pela equipe do Guerreiro Sports, de Canela. No ano de 2003 foi selecionado para as categorias de base do Juventude, iniciando sua carreira no futebol pelo Sub-13 da equipe alvi-verde. Além da categoria sub-13, jogou pelo time de Caxias do Sul nas categorias sub-15, sub-17 e sub-20, até ser promovido ao time principal no ano de 2011, em partida pelo Campeonato Gaúcho de 2011, em jogo contra o Lajeadense no Estádio Alfredo Jaconi. Ironicamente, marcou seu primeiro gol como profissional contra o Grêmio, clube que diz ser torcedor[1], em jogo válido pelo Campeonato Gaúcho de 2011.

Ainda em 2011 jogou a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro - Série D pelo Juventude. No ano seguinte acabou não repetindo a sequência de jogos, disputando apenas 4 partidas pelo clube caxiense, sendo três jogos pelo Campeonato Gaúcho e um pela Copa do Brasil.

Grêmio

Em 2012 se transferiu para o Grêmio, em negociação que ficou conhecida como "Pacote do Juventude"[2], onde Ramiro e mais três jogadores, o goleiro Follmann, o zagueiro Bressan e o atacante Paulinho Moccelin, foram vendidos ao Imortal. Dia 12 de dezembro de 2012 já havia chegado do Juventude o lateral-esquerdo Alex Telles, e, em maio de 2013, o lateral-direito Moisés Dallazen.

Integrou o elenco comandado por Vanderlei Luxemburgo, tendo pouco espaço na equipe titular no primeiro semestre de 2013. Com a demissão do técnico e a contratação de Renato Portaluppi, foi melhor aproveitado e tornou-se peça fundamental no esquema organizado pelo ídolo gremista. Foi com o novo técnico que Ramiro marcou seu primeiro gol pelo Grêmio, em partida válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2013 contra o Vasco, na vitória por 3x2 sobre a equipe carioca no Estádio São Januário[3], competição em que o Tricolor terminaria como vice-campeão.

Em 25 de março de 2015 atingiu a marca de 100 jogos pelo Grêmio[4], em partida válida pelo Campeonato Gaúcho de 2015, contra o Novo Hamburgo, vitória gremista por 1x0, marcando o gol da vitória.

Nos anos de 2015 e 2016 sofreu com lesões de grande gravidade, ficando fora do time por longos períodos. No seu retorno ao futebol foi um dos jogadores responsáveis pela boa campanha do clube na Copa do Brasil de 2016, que terminou em título, marcando um dos gols da equipe nas quartas-de-final da competição, em vitória sobre o Palmeiras por 2x1 na Arena.[5]. Em 2017 foi Campeão da América, na temporada seguinte foi um dos inscritos na Recopa Sul-Americana, apesar de não poder atuar, pois cumpria suspensão por ter sido expulso na final da Libertadores no triunfo sobre os argentinos do Lanús. O primeiro jogo do ano para Ramiro foi no Campeonato Gaúcho junto ao time reserva[6] que foi derrotado pelo Veranópolis por 2x1.

Corinthians

No dia 11 de janeiro de 2019 o volante multi-campeão pelo Grêmio teve seu nome publicado no BID como jogador do Corinthians, o terceiro time profissional de Ramiro.

Al-Wasl

Em 25 de maio de 2021, o Corinthians anunciou o seu empréstimo para o Al-Wasl por um ano, com opção de compra ao final do empréstimo.

Entrevistas

Títulos

Juventude
Corinthians
  • São Paulo Campeonato Paulista: 2019