Predefinição:História de Jakson Ragnar Follmann

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para navegação Ir para pesquisar

Icone Livro.png História

Status: incompleto

Carreira Categorias de Base

Sub-15: 2007
Sub-17: 2008

Competições Disputadas e Títulos Categorias de Base


Follmann chegou ao Grêmio em 2007, levado pelo pai, passando nos testes nas escolinhas quando tinha 14 anos. Na capital do Estado permaneceu até a primeira temporada do juvenil, quando se transferiu para o Juventude. Em Caxias do Sul teve ótimo momento, tanto nas categorias Sub-17, como na Sub-20. Fez parte do plantel que ficou em 3º lugar na Copa Santiago 2009.

No começo de 2010, duas aparições importantes destacaram o goleiro no cenário nacional. Na Copa São Paulo de Futebol Júnior, três pênaltis defendidos nas quartas-de-final ajudaram o Alviverde na conquista do terceiro lugar. A mesma colocação foi obtida na Taça BH de Juniores. Tais atuações lhe propiciaram chegar à Seleção Brasileira Sub-20, em junho de 2010.

Desta forma, ainda aos 18 anos foi profissionalizado no próprio Juventude. Em 2012 atingiu a titularidade durante todo o ano, disputando o Campeonato Gaúcho, a Copa do Brasil e o Brasileiro – Série D. Com a boa fase, um retorno para onde tudo iniciou. O Grêmio comprou seus direitos econômicos. Foi apresentado em 28 de dezembro de 2012, ao lado de Bressan, Ramiro e Paulinho Moccelin, todos vindos do Juventude.

Follmann era o 5º goleiro do Grêmio, atrás de Dida, Grohe, Busatto e Matheus. Foi titular na vitória de 5x0 contra o Santa Cruz, pela 3ª rodada do Gauchão, no Estádio Olímpico. Em 2014, Follmann passou para 4º goleiro, atrás de Grohe, Tiago Machowski e Busatto. Foi titular em 3 jogos no Gauchão, com a braçadeira de capitão, liderando os colegas Matheus Biteco (falecido em novembro de 2016) e Canavarros (falecido em fevereiro de 2016).

Após uma passagem por empréstimo ao Linense, onde disputou o Campeonato Paulista no início de 2015, encerrou seu vínculo em Porto Alegre e ficou livre. Já em 2016, disputou o Campeonato Mineiro pela URT, de Patos de Minas. Como um dos expoentes técnicos da equipe, colaborou para a conquista do título do interior, numa das melhores campanhas de toda a história do clube. Fã do companheiro de profissão Buffon, agrega agilidade, bom reflexo e liderança em campo, tanto que foi o capitão da equipe durante toda a competição, parando somente no Atlético Mineiro. Desta forma, chegou à Chapecoense em maio, para a sequência da temporada.

Reserva imediato do goleiro Danilo, Follmann fez seu primeiro (e único) jogo no dia 26 de agosto na derrota da Chapecoense por 1 a 0 para o Cuiabá pela Copa Sul-Americana.

Acidente com o Voo 2933

Follmann foi um dos seis sobreviventes[1] da queda do Voo 2933 da LaMia, que levava a equipe da Chapecoense a Medellín, Colômbia, onde iria disputar a final da Copa Sul-Americana. O avião caiu na segunda-feira, 28 de novembro de 2016, às 22h15 (1h15 de terça-feira no horário de Brasília). Contudo, sua perna direita teve que ser amputada, devido à gravidade dos ferimentos.[2] O atleta também sofreu uma fratura na coluna vertebral, mas que não lesionou a medula espinhal.

Títulos

Juventude
  • Rio Grande do Sul Campeonato Gaúcho Sub-20: 2010
  • Rio Grande do Sul Copa Laci Ughini: 2011
  • Rio Grande do Sul Copa RS: 2012
URT
  • Minas Gerais Campeonato Mineiro do Interior: 2016
Chapecoense
  • Bandeiras da America do Sul.gif Copa Sul-Americana: 2016

Campanhas Destaques

Juventude
  • 3º lugar – Copa Santiago: 2009
  • 3º lugar – Copa São Paulo de Futebol Júnior: 2010
  • 3º lugar – Taça BH de Juniores 2010