Predefinição:História de Breno Luiz Kirinus

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para navegação Ir para pesquisar

Icone Livro.png História

Perfil no Jornal do Dia de 17 de fevereiro de 1966, página 9: Natural de Não-Me-Toque onde nasceu em 1946. Seu primeiro clube foi o "Não-Me-Toque", de onde veio para os juvenis tricolores em 1963. Atuou ainda nos juvenis em 1964 e em 1965 subiu à categoria de profissional. Já foi cobiçado pelo Corinthians e está na espera de uma oportunidade para provar sua utilidade ao clube que lhe proporcionou o título máximo do futebol rio-grandense em 1965. É um arqueiro muito bom.

Carreira

Breno Luiz Kirinus nasceu na cidade de Rolante-RS, em 01 de agosto de 1945 e faleceu em 01 de janeiro de 1995. Filho de Elinor Kirinus e de Gema Kirinus, casado com a sra. Gilda Leocádia Kirinus, com quem teve a filha Raquel Kirinus.

De Rolante, a família Kirinus veio para Não-Me-Toque. Breno Luiz Kirinus iniciou e concluiu os seus estudos na então Escola São Francisco Solano, iniciando muito cedo a sua carreira no futebol de campo. Aos 13 anos de idade já era o goleiro titular do Esporte Clube Colorado de Não-Me-Toque. Em 09 de janeiro de 1962 foi para o Estádio Olímpico, em Porto Alegre, para jogar nas categorias de base do Grêmio.

Em 28 de dezembro de 1963 passou a integrar a equipe profissional do Grêmio, passando a disputar os campeonatos, juntamente com os atletas Arlindo e Alberto. Em 1966 sofreu a primeira cirurgia no joelho esquerdo; em 1968 foi emprestado para a equipe do Flamengo de Caxias do Sul e em 1969 retornou para o Grêmio, como titular. Em julho desse mesmo ano, foi escolhido, pela Crônica Esportiva como o melhor em campo contra a Seleção do Peru. Jornais brasileiros e peruanos destacaram a sua atuação.

Em maio de 1970 enfrentou cirurgia no joelho direito. Em 1972 passou a atuar como goleiro titular do Atlético de Carazinho, retornando para Não-Me-Toque em 1973 para atuar como técnico do Esporte Clube Colorado. [1]