Predefinição:História de Alfredo Constantino Mostardeiro

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para navegação Ir para pesquisar

Icone Livro.png História

Alfredo Constantino Mostardeiro era identificado em súmulas de jornais da época como Mostardeiro II, por ser irmão mais novo do também atleta tricolor Carlos Oscar Mostardeiro (Mostardeiro I). Mostardeiro II se associou ao Grêmio em 1909 e defendeu o tricolor entre 1910 e 1912. Atuava como atacante.

Nota de Falecimento.
Nota de Falecimento Jornal A Federação

Mostardeiro II era um dos doze filhos do casal Hemetério Mostardeiro, também sócio do Grêmio, e Maria Helena Wallau Mostardeiro. O Estádio da Baixada foi construído nas terras da família. Nascido em Porto Alegre-RS, Alfredo acabou falecendo muito jovem, aos 19 anos de idade, não deixando descendentes.

Grêmio

Excursão a Pelotas em 1911
Foto:Autor desconhecido

Mostardeiro II se associou ao Grêmio em 1909, porém, apenas em 1910 estreou pelo primeiro quadro do clube aos 16 anos de idade. A primeira partida disputada foi no chamado "Jogo das Medalhas", onde o Grêmio saiu vencedor e cada jogador recebeu uma medalha.

Conquistou o Troféu Wanderpreis e se sagrou bi-campeão citadino. Marcou quatro gols, sendo três deles em Grenais. Também participou da excursão do time ao interior gaúcho, onde pela primeira vez o Grêmio disputou um jogo fora de Porto Alegre e uma partida internacional, enfrentando o Pelotas e a Seleção Uruguaia.


Referências

  • Agradecemos a Andréa Mostardeiro Bonow, sobrinha de Carlos Oscar Mostardeiro, pelas informações prestadas e cessão de imagens.