Predefinição:História Campo da Rua Arlindo

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para navegação Ir para pesquisar

Icone Livro.png História

O Campo da Rua Arlindo foi o primeiro campo do Sport Club Internacional. Em 1909 o clube por intermédio do presidente honorário capitão Graciliano de Faria Ortiz adquiriu junto à municipalidade a cessão do terreno situado a rua Arlindo (área hoje do Hospital Porto Alegre). Inaugurado em 25 de abril, o campo recebeu apenas trainings-matchs, tendo em vista que a área localizava-se ao lado do riacho (atual Arroio Dilúvio), responsável por desalojar o clube nos meses chuvosos.[1]

As inundações frequentes fizeram com que fosse logo abandonado o campo, passando o Internacional a disputar suas partidas no Campo da Escola de Guerra.

Posteriormente o local também ficou conhecido como Campo do Rio-Grandense, clube dirigido pelo seu Chico (Francisco Rodrigues), pai do compositor Lupicínio Rodrigues, autor do atual hino do Grêmio. O lugar foi núcleo da mítica Liga da Canela Preta (Liga Nacional de Football Porto-Alegrense).[2]

Na década de 30 e 40 o local foi frequentemente utilizado por clubes pequenos e de ligas amadoras de Porto Alegre. Quando de posse do Força e Luz, as novas acomodações foram inauguradas pelo Grêmio no empate em 2x2 entre as equipes no ano de 1932.

  1. Ricardo Santos Soares. O Foot-Ball de Todos - Uma história social do futebol em Porto Alegre, 1903-1918. Visitado em 21 de agosto de 2020.
  2. Nilo da Silva Moraes. O primeiro campo do S. C. Internacional. Visitado em 21 de agosto de 2020.