Página principal

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

GRÊMIOPÉDIA
A enciclopédia com 10 614 artigos e 14 403 imagens sobre a história do Grêmio

GRÊMIOPÉDIA

Comemoração do tricampeonato em 2017.jpg

Criada no ano de 1960, a Taça Libertadores da América, nome em homenagem aos principais líderes da independência das nações da América do Sul, a competição teve ao longo de suas edições diversas formulas e participantes, sendo seus maiores campeões o Independiente, o Boca Juniors e o Peñarol, sendo que o país que mais detêm títulos da competição é a Argentina.

No ano de 2016 foi proposta uma reformulação na competição, seguindo padrões da Liga dos Campeões, onde a mesma se estenderia por mais tempo, essa reformulação entrou em vigor já no ano seguinte, fazendo com que a competição durasse praticamente o ano todo, de janeiro a novembro. Além de mais longa a competição passou a ter mais participantes, padronizações para procedimentos de jogo e estádios. Tudo isso para tornar-se mais rentável aos clubes participantes. Processo semelhante ao ocorrido na Europa, anos atrás. (leia mais...)

Oswaldo Azzarini Rolla.jpg

Oswaldo Azzarini Rolla, mais conhecido como Foguinho, (Porto Alegre-RS, 13 de setembro de 1909 — Porto Alegre-RS, 27 de outubro de 1996), foi um jogador de futebol, árbitro, treinador e posteriormente cronista esportivo. Atuou por 14 anos como atleta do Grêmio e 6 anos como técnico do Tricolor. Curiosamente, nasceu apenas 2 dias antes do aniversário do Imortal, onde marcaria história alguns anos depois, sendo multi-campeão e marcando diversos gols com a camiseta tricolor.

Filho do senhor Jaime Elígio e da senhora Edília, o jovem garoto morador da Zona Norte de Porto Alegre era conhecido como Foguinho, devido ao tom ruivo de seus cabelos. Uma curiosidade é que desde seus 12 anos de idade, disputava peladas com os detentos da Colônia Penal de São João, a qual era vizinha de sua escola. Todo domingo lá estava Foguinho, disputando acirrados jogos pelos irregulares gramados de (leia mais...)


Imagem em destaque - 10 de agosto.jpg
Grêmio campeão invicto da Copa do Brasil de 1994
Foto: Desconhecido


Jogo do dia na história...

Troféu Palma de Mallorca
10/08/1985, sábado
Escudo Barcelona.png
Barcelona
0x1
Escudo Grêmio.png
Grêmio
Estádio Lluís Sitjar

Relatório

Nascimentos...


  Projetos e redes sociais da Grêmiopédia