Torneio de Berna

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para navegação Ir para pesquisar

A versão imprimível não é mais suportada e pode ter erros de renderização. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.
Torneio de Berna
Philips Cup Bern
Philips Cup Bern
Dados gerais
Organização Young Boys
Edições 15
Outros nomes Philips Cup
Local de disputa Berna,Suíça SUI
Número de equipes 4
Sistema Mata-mata, Quadrangular
editar

O Torneio de Berna, oficialmente Philips Cup Bern, também conhecido como Philips Cup, foi uma competição de futebol amistosa jogada em períodos de pré-temporada européia. Disputado de 1977 até 1991, já contou com a presença de diversos grandes clubes do futebol mundial como Benfica, PSV Eindhoven, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Roma, Napoli, Liverpool, Porto de Portugal, entre outros. Em 1986 e 1987 contou com a participação do Grêmio.

Informações gerais

Troféu da competição

O torneio foi organizado pelo Berner Sport Club Young Boys, com partidas no Estádio Wankdorf, em Berna, na Suíça. Tem entre os maiores campeões o anfitrião Young Boys, seguido do também suíço Basel. Dentre os grandes clubes brasileiros, Grêmio, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Cruzeiro e Atlético Mineiro já disputaram a competição, sendo que apenas Grêmio, Botafogo e Atlético Mineiro se sagraram campeões.

O torneio manteve durante todos os anos de disputa seu formato inicial, sendo disputado por quatro participantes em sistema de mata-mata, com duas semifinais, uma disputa do terceiro lugar e uma final entre os vencedores de cada chave.

No ano de 1986 o Grêmio foi o convidado internacional para a competição. Com as conquistas do Mundial Interclubes, da Copa Libertadores da América e do Campeonato Brasileiro de Futebol nos anos anteriores, bem como boas apresentações em campos europeus, como nas conquistas do Troféu Internacional Ciudad de Palma e do Torneio de Roterdã em 1985.

Na primeira participação, o Grêmio disputou o título com as equipes do Young Boys, PSV Eindhoven e Seleção da Suíça, sendo eliminado na semifinal pelo Young Boys, pelo placar de 2x1, em 29 de julho, gols de Siweck e Jeitziner para os suíços; e de Caio Júnior, para o Grêmio. Com a derrota na semifinal, o Grêmio acabou disputando o terceiro lugar com o PSV, eliminado em confronto contra a Seleção da Suíça, empatando em 1x1, gols de Osvaldo e Vanenburg, e vencendo nos pênaltis por 4x1.

Na segunda participação, em 1987, o Tricolor Gaúcho brigou pela taça contra as equipes do Benfica, além da dupla suíça do Young Boys e Neuchâtel Xamax. Em 29 de julho, após uma grande exibição de Lima diante do Benfica, marcando dois gols, o Grêmio venceu o jogo pelo placar de 2x1. Na final, desta vez contra o Neuchâtel Xamax, novamente uma vitória por 2x1, gols de Lei-Ravello para os suíços e dois de Cristóvão para o Tricolor, garantiu o título do Torneio de Berna para o Imortal.

Edições

Ano Final Semifinalistas
Campeão Placar Vice
1977-1985 Não participou
Competição não contou com a participação do Grêmio
1986
Detalhes
Escudo Young Boys.png
Young Boys
2 – 1 Escudo Seleção da Suíça.png
Seleção da Suíça
Escudo Grêmio.png
Grêmio
Escudo PSV.png
PSV Eindhoven
1987
Detalhes
Escudo Grêmio.png
Grêmio
2 – 1 Escudo Neuchâtel Xamax.png
Neuchâtel Xamax
Escudo Young Boys.png
Young Boys
Escudo Benfica.png
Benfica
1988-1991 Não participou
Competição não contou com a participação do Grêmio

Artilheiros do Grêmio na competição

Gols Jogador
2 Brasil Cristóvão
Brasil Lima
1 Brasil Caio Júnior
Brasil Osvaldo

Ver também

Referências