Predefinição:História de Vanderlei Farias da Silva

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Revisão de 11h37min de 18 de janeiro de 2020 por Demetrius Alves (discussão | contribs) (→‎Grêmio)
Ir para navegação Ir para pesquisar

O jogador

Categorias de base

Nascido em Porecatu, município próximo a Londrina no Paraná, Vanderlei iniciou sua trajetória no futebol nas categorias de base do Londrina Esporte Clube, onde se profissionalizou.

Início de carreira

Além de atuar profissionalmente pelo Londrina, passou por Olímpia-SP e Paranavaí. E foi no Paranavaí que Vanderlei se destacou no Campeonato Paranaense de 2007, performance que o levou a assinar contrato com o Coritiba, clube da capital do seu estado.

Coritiba

Contratado pelo Coritiba em 2007, foi somente no segundo semestre de 2008 que Vanderlei assumiu a titularidade, após uma lesão sofrida pelo goleiro titular Édson Bastos. Graças a boas atuações, permaneceu na posição até agosto de 2009. Porém, após uma lesão, abriu uma nova chance para Édson Bastos, que retornou a titularidade. O goleiro só foi voltar a ser titular após o término da Copa do Brasil de 2011, permanecendo até o término de seu ciclo no clube. Vanderlei é lembrado na história do Coritiba como o segundo goleiro que mais atuou pelo clube e também por ser o oitavo atleta com maior número de atuações.

Santos

Em 24 de janeiro de 2015, Vanderlei assina contrato em definitivo com o Santos até o término de 2017, assim encerrando um ciclo de 8 anos no Coritiba. Seu contrato ainda seria estendido em janeiro de 2017, até a temporada de 2020. Com a chegada de Jorge Sampaoli, em 2019, sua titularidade foi questionada pelo treinador argentino por não ser um goleiro que jogue com os pés, ao contrário do seu até então reserva Éverson. Se manteve como titular durante o Campeonato Paulista, mas após quatro jogos de titularidade absoluta na meta santista, perdeu seu posto durante o Campeonato Brasileiro.

Grêmio

Em 18 de janeiro de 2020, aos 35 anos, foi anunciado pelo Grêmio como reforço para a temporada. Segundo a imprensa, o valor pago para contratação do atleta foi de cerca de R$ 3 milhões por um contrato de dois anos.