Predefinição:História de Patrick Machado Ferreira

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Revisão de 15h53min de 2 de fevereiro de 2020 por Demetrius Alves (discussão | contribs) (Criou página com '== Carreira == ===Grêmio=== Patrick foi levado ao Grêmio para fazer parte da categoria Sub-10, desde cedo chamou a atenção pela sua qualidade técnica e iniciativa na jog...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Carreira

Grêmio

Patrick foi levado ao Grêmio para fazer parte da categoria Sub-10, desde cedo chamou a atenção pela sua qualidade técnica e iniciativa na jogada individual.[1]

Em 2015 após ser um dos destaques da equipe juvenil no estadual da categoria, foi convocado pela primeira vez para seleção brasileira para uma semana de treinos na cidade de Itú, interior de São Paulo. Jean Pyerre, colega de clube, também foi convocado na ocasião.[2]. No final do mesmo ano se sagrou campeão juvenil, onde foi um dos grandes destaques da equipe, sendo elogiado pela intensidade de jogo. Marcou o terceiro gol da vitória por 3x2 frente ao Internacional na final decisiva.[3]

Em agosto de 2017 começa a ter oportunidades na equipe principal. Logo em seguida estreia na vitória contra o Atlético Mineiro na Arena do Grêmio. Entrou aos 86 minutos substituindo o atacante Everton.

Teve a oportunidade de treinar com o grupo da Seleção Brasileira no CT Luiz Carvalho, durante a passagem do grupo de Tite em Porto Alegre para o jogo com o Equador. Se firmou com uma das opções do técnico Renato no elenco principal, inclusive tendo sido cogitado a inclusão do atleta pelo presidente Romildo Bolzan Junior na lista de inscritos substitutos para as semifinais da Copa Libertadores. Inscrição que acabou não se confirmando.[4]

Criciúma

Com poucas oportunidades na equipe principal e voltando ao elenco sub-20 do Grêmio, Patrick foi emprestado ao Criciúma para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B de 2018.[5] Participou de 7 jogos na campanha do clube catarinense na competição nacional.

Retorno ao Grêmio

Após quatro meses de empréstimo, retornou ao clube em 2019, onde foi destaque na excursão do grupo de transição em Portugal e na Espanha. Chamou a atenção do treinador Renato Portaluppi e subiu novamente para a equipe principal.[6] Reestreou na derrota contra o Bahia fora de casa. Entrou aos 79 minutos substituindo o lateral Juninho Capixaba.

O primeiro gol como profissional veio na 26ª partida pelo Grêmio. Entrou aos 20 minutos da etapa complementar e exatos 20 minutos depois fez o único gol da equipe na derrota contra o Fluminense pelo returno do Campeonato Brasileiro.

Títulos

Grêmio

Categorias de Base

  • Rio Grande do Sul Campeonato Gaúcho Sub-17: 2015
  • Rio Grande do Sul Campeonato Gaúcho Sub-16: 2014