Mudanças entre as edições de "Predefinição:História de Dener Augusto de Sousa"

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para navegação Ir para pesquisar

(Criou página com '{{História de jogadores}} Em 1982, aos onze anos, Dener entrou pela primeira vez no Estádio Canindé para defender a equipe mirim da Associação Portuguesa de Despor...')
 
Linha 9: Linha 9:
Com apenas 20 anos o jogador teve a sua primeira oportunidade com a camisa da [[Seleção Brasileira de Futebol|Seleção Brasileira]] e em [[27 de março]] de [[1991]], contra a '''Seleção Argentina''' em '''Buenos Aires'''.
Com apenas 20 anos o jogador teve a sua primeira oportunidade com a camisa da [[Seleção Brasileira de Futebol|Seleção Brasileira]] e em [[27 de março]] de [[1991]], contra a '''Seleção Argentina''' em '''Buenos Aires'''.


Em [[1993]], Dener foi emprestado por três meses ao {{Futebol Grêmio}}, clube no qual conquistou o seu primeiro e único título numa equipe profissional, o de [[Campeonato Gaúcho de Futebol de 1993|campeão gaúcho de 1993]]. No fim do empréstimo, o jogador retornou à Portuguesa para disputar o [[Campeonato Brasileiro de Futebol|Campeonato Brasileiro]].
Em [[1993]], Dener foi emprestado por três meses ao {{Futebol Grêmio}}, clube no qual conquistou o seu primeiro e único título numa equipe profissional, o do [[Campeonato Gaúcho de Futebol|Campeonato Gaúcho]] de [[1993]]. No fim do empréstimo, o jogador retornou à Portuguesa para disputar o [[Campeonato Brasileiro de Futebol|Campeonato Brasileiro]].


No ano seguinte, [[1994]], o jogador foi novamente emprestado, agora para um clube carioca, o [[Club de Regatas Vasco da Gama|Vasco da Gama]], onde teve belas atuações. Este seria o seu último clube até a sua prematura morte.
No ano seguinte, [[1994]], o jogador foi novamente emprestado, agora para um clube carioca, o [[Club de Regatas Vasco da Gama|Vasco da Gama]], onde teve belas atuações. Este seria o seu último clube até a sua prematura morte.

Edição das 21h36min de 4 de abril de 2020

Icone Livro.png História

Em 1982, aos onze anos, Dener entrou pela primeira vez no Estádio Canindé para defender a equipe mirim da Portuguesa de Desportos. Quatro anos mais tarde, teve de abandonar o sonho de fazer carreira no futebol para ajudar a mãe com as despesas de casa.

Órfão de pai desde os oito anos, Dener e os irmãos tiveram de começar a trabalhar para ajudar no sustento da família. Ele estudava pela manhã, trabalhava à noite e jogava futebol de salão por cachê na Vila Mariana, pelo Colégio Bilac, com o qual foi campeão em torneios intercolegiais, como a Copa Dan'up - Jovem Pan.

Em 1988 voltou a treinar nas categorias de base da Portuguesa de Desportos, após uma passagem frustrada de dois meses pelo São Paulo. O treinador José Wilson, na época treinador da equipe sênior, rapidamente promoveu o jogador à categoria profissional. Durante três anos, Dener treinava entre os profissionais e ainda jogava pelo juniores, e foi assim que levou a Portuguesa ao primeiro título do clube na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 1991, sendo no fim eleito o melhor jogador do campeonato.

Com apenas 20 anos o jogador teve a sua primeira oportunidade com a camisa da Seleção Brasileira e em 27 de março de 1991, contra a Seleção Argentina em Buenos Aires.

Em 1993, Dener foi emprestado por três meses ao Grêmio, clube no qual conquistou o seu primeiro e único título numa equipe profissional, o do Campeonato Gaúcho de 1993. No fim do empréstimo, o jogador retornou à Portuguesa para disputar o Campeonato Brasileiro.

No ano seguinte, 1994, o jogador foi novamente emprestado, agora para um clube carioca, o Vasco da Gama, onde teve belas atuações. Este seria o seu último clube até a sua prematura morte.

Morte prematura

Na época em que estava no Rio de Janeiro, sofreu um grave acidente que lhe tirou a vida. Dener voltava de São Paulo, onde havia se reunido com dirigentes da Portuguesa e do Stuttgart, da Alemanha, para uma futura transferência, e passado o fim de semana com a família, quando o seu carro, dirigido pelo amigo Oto Gomes, perdeu a direção[1] e chocou-se com uma árvore na Lagoa Rodrigo de Freitas. O jovem jogador viajava dormindo no banco do carona do seu Mitsubishi Eclipse e foi sufocado pelo cinto de segurança, terminando tragicamente uma carreira promissora. Investigações posteriores descobriram que Dener deixou o banco inclinado demais, anulando a eficiência do cinto. Mesmo assim, a morte do jogador de futebol fez com que muitos jovens passassem a recusar o uso do dispositivo de segurança, que se tornaria obrigatório em 1998.

Após a morte

Em homenagem ao jogador, no mesmo ano da sua morte, foi disputada a Copa Dener, torneio reunindo Cruzeiro, Atlético, ambos de Minas, Botafogo e Vasco, do Rio de Janeiro, Portuguesa e Santos, sendo que o Santos sagrou-se campeão ao vencer o Atlético Mineiro por 4 x 2.

Também em homenagem ao jogador, uma placa foi colocada no local do acidente e registra que ali Dener Augusto de Sousa perdeu a vida.

Títulos

Portuguesa
  • São Paulo Campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior: 1991
Grêmio
  • Rio Grande do Sul Campeonato Gaúcho: 1993
Vasco da Gama
  • Rio de Janeiro Taça Guanabara: 1994
  • Rio de Janeiro Campeonato Carioca: 1994 - Póstumo (Último título de Dener ainda vivo)

Entrevistas

  1. Meses após o acidente um laudo policial confirmou que Oto Gomes havia dormido ao volante, causando assim o acidente.