Predefinição:História de André Felipe Ribeiro de Souza

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Revisão de 23h03min de 7 de fevereiro de 2020 por Diego Salton (discussão | contribs) (→‎Títulos)
Ir para navegação Ir para pesquisar

O jogador

Início da carreira

Cabofriense

André começou sua carreira em 2007, nas categorias de base da Associação Desportiva Cabofriense.

Santos

Foi contratado pelo Santos em 2008 mas somente subiu para o profissional em 2009, teve sua estreia contra o Mogi Mirim em partida válida pelo Campeonato Paulista do mesmo ano, entrando nos minutos finais. Fez seu primeiro gol como profissional contra o Fluminense no Campeonato Brasileiro de 2009. Em 2010 após se tornar titular e ser destaque e vice-artilheiro da Copa do Brasil, foi vendido ao Dínamo de Kiev, com saída após a competição, que lhe deu o primeiro titulo como profissional e a primeira taça da Copa do Brasil ao Peixe.

Dínamo de Kiev

No Dínamo, Teve poucas oportunidades e não conseguiu repetir as boas atuações do Santos. Ficando no banco de reservas e entrando durante as partidas, disputou apenas seis jogos e não marcou gols. Após permanecer apenas 4 meses no clube Ucraniano, foi emprestado em janeiro de 2011 ao Bordeaux, da França.

Bordeaux

No clube francês, teve poucas oportunidades, disputando apenas 8 partidas, e novamente não marcou gols.

Atlético Mineiro

No dia 19 de julho de 2011, foi anunciado como novo reforço do Atlético. Em sua estreia, marcou seu primeiro gol, contra o Fluminense. Na sequência da temporada, o jogador fez boas partidas, marcando 7 gols e tornando-se titular absoluto do time. O jogador conquistou o Campeonato Mineiro de 2012, recebendo três prêmios individuais e sendo o vice-artilheiro da competição.

Retorno ao Santos

No dia 9 de agosto de 2012, André retornou ao Santos. A equipe paulista adquiriu 25% do atleta pelo valor de 5,5 milhões de reais, e obteve o atleta por empréstimo até dezembro de 2013. Ao final do Campeonato Paulista de 2013 o desempenho de André não vinha agradando à direção técnica do Santos e o clube acertou seu empréstimo ao Vasco da Gama até o final da temporada. Em sua segunda passagem pelo Santos, André atuou em 43 partidas e marcou 18 gols.

Vasco da Gama

André fez parte do time rebaixado para a serie B e no total, André atuou em 27 jogos com a camisa do Vasco e marcou 12 gols.

Retorno ao Atlético Mineiro

Em sua volta ao Atlético André não teve muitas oportunidades de jogar. Foi afastado do elenco em 2014 e reintegrado em 2015 mas quase não atuou, após ser tratado como problema pela direção por ser a contratação mais cara do clube e ter salários elevados, para aliviar a folha salarial o clube emprestou o atleta até o final da temporada ao Sport.

Sport

André chegou ao Sport cercado de desconfiança em função de seu histórico, mas se destacou imediatamente pela excelente média de gols marcados nos primeiros jogos com a camisa rubro-negra. Além de gols, André também se destacou pelas assistências e com a camisa do Sport, André atuou 34 vezes e marcou 14 gols, sendo 13 deles no Campeonato Brasileiro dando a volta por cima na sua carreira. André terminou o ano de 2015 muito valorizado, despertando o interesse de vários clubes pelo seu futebol.

Corinthians

Em 29 de janeiro de 2016, André acertou com o Corinthians com um contrato de 4 temporadas.

Sporting

No dia 25 de agosto de 2016, foi anunciando pelo Sporting, de Portugal, por 1 milhão de euros. De acordo com comunicado publicado no site oficial do clube, os portugueses compraram 50% dos direitos econômicos do jogador, com opção de comprar os outros 50%. O contrato assinado tem validade até junho de 2019, podendo ser renovado por mais duas temporadas. A cláusula de rescisão é de € 60 milhões. Entrando no segundo tempo André marcou o quarto gol da vitória da equipe de Lisboa por 4 a 2.

Retorno ao Sport

No dia 5 de janeiro de 2017, acertou seu retorno ao Sport, que comprou 70% dos direitos econômicos do atleta, acertando um contrato de 5 anos. André usara a camisa 9. Marcou seu primeiro gol no retorno ao leão, contra o River, pela Copa do Nordeste, deixando sua marca em sua reestreia. No dia 28 de maio, marcou um Hat Trick contra o Grêmio, sendo decisivo para a vitória de virada na Ilha do Retiro, partida válida pela 3° rodada do Brasileirão. Com os dois gols marcados contra o Fluminense, em jogo no Maracanã, na última rodada contra o já campeão brasileiro, Corinthians, André marcou um gol salvador que livrou o Sport do rebaixamento na partida que terminou em 1x0 em 3/12/2017, tornou-se o maior artilheiro do Sport Club do Recife em uma única edição do campeonato brasileiro com 16 gols. o Sport tinha feito um ótimo primeiro turno terminando no G6, mas fez um péssimo segundo turno chegando a brigar pra não cair até a última rodada.

Grêmio

Acertou sua ida para o Grêmio em 16 de março de 2018, assinando contrato com término em dezembro de 2021.[1] Primeiramente o acordo é de empréstimo até janeiro de 2019, após o pagamento das parcelas da transferência ao Sport o time de Porto Alegre ficará com vínculo em definitivo. O tricolor adquiriu 70% dos direitos econômicos que pertenciam ao time pernambucano.

Em 23 de março de 2018, André assinou com o Grêmio.[2]

No dia 14 de abril do mesmo ano, André estreia com gol na vitória do time do Grêmio por 0x1 fora de casa contra o Cruzeiro no estádio do Mineirão, válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. [3]

Títulos

Santos
Atlético Mineiro
Sport
  • Pernambuco Campeonato Pernambucano: 2017
  • Pernambuco Taça Ariano Suassuna: 2018
Grêmio

Prêmio individuais

  • Minas Gerais Craque do Campeonato Mineiro: 2012 e 2017
  • Minas Gerais Seleção do Campeonato Mineiro: 2012
  • Minas Gerais Ídolo da Galera do Campeonato Mineiro: 2012