Página principal

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

GRÊMIOPÉDIA
A enciclopédia com 10 516 artigos e 14 399 imagens sobre a história do Grêmio

GRÊMIOPÉDIA

De Leon Libertadores 1983.jpg
Criada no ano de 1960, a Taça Libertadores da América, nome em homenagem aos principais líderes da independência das nações da América do Sul, tinha como campeões os maiores times do continente, a citar Peñarol, Independiente, Estudiantes, Nacional-URU, Boca Juniors e Olimpia. Os brasileiros não tinha um grande rol de campeões, sendo somente Santos, Flamengo e Cruzeiro os times que, antes do Grêmio, levantaram a taça.

A competição era dominada por dois clubes, Independiente e Peñarol, sendo o primeiro 6 e o segundo 4 vezes campeão, seguido pela equipe argentina do Estudiantes de La Plata, com 3 conquistas e outros vários com 2 e 1 título, a citar importantes clubes como Nacional-URU e Boca Juniors, ambos com 2 taças. Por ironia do destino, o Grêmio viria a participar da copa de 83 com três dos cinco maiores clubes da competição, além do Flamengo de Zico, contra o qual havia perdido o polêmico Campeonato Brasileiro de 1982. (leia mais...)

Tarciso.png

José Tarciso de Souza, mais conhecido como Tarciso (São Geraldo-MG, 15 de setembro de 1951), é um ex-futebolista que atuava como ponta-direito. Atuou pelo Grêmio entre os anos de 1973 e 1986, sendo um dos atletas com mais jogos e o segundo maior goleador do clube, além de um dos jogadores mais vitoriosos da história do Imortal. Vestindo a camisa do Grêmio conquistou o Mundial de Clubes e a Copa Libertadores da América em 1983, além do Campeonato Brasileiro de Futebol de 1981 e cinco títulos do Campeonato Gaúcho.

Contratado pelo Tricolor Gaúcho em 1973, Tarciso acabou atuando como ponta-direita e mais tarde inclusive como ponta-esquerda. Após destaque na campanha do histórico título do Campeonato Gaúcho de 1977, o Flecha Negra foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira, em 1978, estreando em partida contra a Seleção do Interior do Estado do Rio de Janeiro, em 12 de março (leia mais...)


Imagem em destaque - 7 de agosto.jpg
Partida entre Grêmio e São Paulo no Morumbi, vencida pelo Imortal por 3x0. Nesse jogo Scotta marcaria o primeiro gol da historia do Brasileirão pós-70
Foto: Desconhecido


Jogo do dia na história...

Campeonato Brasileiro
07/08/1971
Escudo São Paulo.png
São Paulo
0x3
Escudo Grêmio.png
Grêmio
Estádio Morumbi

Relatório

Nascimentos...

  • 1886 - Edwin Horácio Cox, mais conhecido como Edwin Cox, atuou pelo Grêmio no grenal de 1911, tendo feito um gol de calcanhar no clássico. Atuava como atacante.


  Projetos e redes sociais da Grêmiopédia