Página principal

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Revisão de 00h02min de 19 de maio de 2019 por Júnior Morais (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

GRÊMIOPÉDIA
A enciclopédia com 9 592 artigos e 10 290 imagens sobre a história do Grêmio

GRÊMIOPÉDIA

De Leon Libertadores 1983.jpg
Criada no ano de 1960, a Taça Libertadores da América, nome em homenagem aos principais líderes da independência das nações da América do Sul, tinha como campeões os maiores times do continente, a citar Peñarol, Independiente, Estudiantes, Nacional-URU, Boca Juniors e Olimpia. Os brasileiros não tinha um grande rol de campeões, sendo somente Santos, Flamengo e Cruzeiro os times que, antes do Grêmio, levantaram a taça.

A competição era dominada por dois clubes, Independiente e Peñarol, sendo o primeiro 6 e o segundo 4 vezes campeão, seguido pela equipe argentina do Estudiantes de La Plata, com 3 conquistas e outros vários com 2 e 1 título, a citar importantes clubes como Nacional-URU e Boca Juniors, ambos com 2 taças. Por ironia do destino, o Grêmio viria a participar da copa de 83 com três dos cinco maiores clubes da competição, além do Flamengo de Zico, contra o qual havia perdido o polêmico Campeonato Brasileiro de 1982. (leia mais...)

Marcelo Grohe.png

Marcelo Grohe, também conhecido como Grohe (Campo Bom-RS, 13 de janeiro de 1987) é um futebolista brasileiro que atua como goleiro, atualmente joga pelo Al Ittihad. Marcelo é autor de uma das mais belas defesas da história do Futebol, em partida válida pela Copa Libertadores jogo de ida da semi-final diante do Barcelona Sporting Club. Na oportunidade, o jogador recebeu o prêmio de Melhor Defesa do Século XXI, no programa Bem Amigos, do SporTV e foi elogiado pelo lendário goleiro inglês Gordon Banks, que classificou a defesa de Marcelo como "Incrível!".

É um dos atletas que mais atuaram pelo Grêmio em partidas oficiais e também o detentor do maior período sem levar gols no clube gaúcho, com 803 minutos de invencibilidade conquistados na temporada de 2014. O jogador iniciou sua história nas categorias de base do Imortal com apenas 12 anos de idade. Grohe é considerado um (leia mais...)


Imagem em destaque - 13 de novembro.jpg
Arena do Grêmio
Foto: Desconhecido


Jogo do dia na história…

Campeonato Brasileiro
13/11/2004
Escudo Grêmio.png
Grêmio
6x1
Escudo Ponte Preta.png
Ponte Preta
Estádio Bento Freitas

Relatório

Nasceram neste dia…


  Projetos da Grêmiopédia