Página principal

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Revisão de 12h20min de 13 de maio de 2019 por Júnior Morais (discussão | contribs) (Protegido "Página principal" ([Editar=Permitir apenas administradores] (indefinidamente) [Mover=Permitir apenas administradores] (indefinidamente)))
Ir para: navegação, pesquisa

GRÊMIOPÉDIA
A enciclopédia com 8 818 artigos e 9 283 imagens sobre a história do Grêmio

GRÊMIOPÉDIA

De Leon Libertadores 1983.jpg
Criada no ano de 1960, a Taça Libertadores da América, nome em homenagem aos principais líderes da independência das nações da América do Sul, tinha como campeões os maiores times do continente, a citar Peñarol, Independiente, Estudiantes, Nacional-URU, Boca Juniors e Olimpia. Os brasileiros não tinha um grande rol de campeões, sendo somente Santos, Flamengo e Cruzeiro os times que, antes do Grêmio, levantaram a taça.

A competição era dominada por dois clubes, Independiente e Peñarol, sendo o primeiro 6 e o segundo 4 vezes campeão, seguido pela equipe argentina do Estudiantes de La Plata, com 3 conquistas e outros vários com 2 e 1 título, a citar importantes clubes como Nacional-URU e Boca Juniors, ambos com 2 taças. Por ironia do destino, o Grêmio viria a participar da copa de 83 com três dos cinco maiores clubes da competição, além do Flamengo de Zico, contra o qual havia perdido o polêmico Campeonato Brasileiro de 1982. (leia mais...)

Ancheta.jpg

Atilio Genaro Ancheta Weiguel, mais conhecido como Ancheta (Florida-URU, 19 de julho de 1948), é um ex-futebolista uruguaio que atuava como zagueiro. Começou na sua juventude atuando no San Lorenzo de Florida, sendo chamado para atuar nos juniores do Club Nacional de Football em 1966. No mesmo ano se profissionalizou no clube uruguaio.

No Nacional foi tri-campeão uruguaio em 1969, 1970 e 1971, internacionalmente foi campeão da Copa Libertadores da América e Mundial Interclubes em 1971. Ainda em 1970, Ancheta disputou a Copa do Mundo pela Seleção Uruguaia, com brilhante atuação que lhe rendeu o status de melhor zagueiro da Copa do Mundo de 1970 pela crítica especializada. A Celeste Olímica terminaria o Mundial de Seleções em quarto lugar, sendo eliminada pela Seleção Brasileira nas semifinais (leia mais...)


Imagem em destaque - 19 de julho.jpg
Foto da Taça Libertadores na Arena do Grêmio
Foto: Diego Vara/Zero Hora


Jogo do dia na história...

Amistoso
19/07/1998
Escudo Grêmio.png
Grêmio
2x1
Escudo Peñarol.png
Peñarol
Estádio Olímpico

Relatório

Nascimentos...


  Projetos da Grêmiopédia