Abrir menu principal

Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio β

GRÊMIOPÉDIA
A enciclopédia com 8 633 artigos e 8 997 imagens sobre a história do Grêmio

GRÊMIOPÉDIA

Adílson e a Taça em 1995

Via Copa do Brasil chegava o Grêmio para a disputa do maior título das Américas, a Copa Libertadores era a competição mais cobiçada pelo clube gaúcho e, de quebra, dava o direito a disputar o Mundial de Clubes contra o campeão da Europa.

O favorito naquele ano era o Palmeiras, a "Seleção Parmalat", como era chamada, era treinada pelo ex-técnico campeão do Mundo pelo Imortal, Valdir Espinosa, tinha Alex Alves, Roberto Carlos, Paulo Isidoro, Edmundo, Rivaldo e Cafú, somente citando alguns. Na época o clube era patrocinado pela empresa Parmalat (a mesma que levou o Juventude de Caxias do Sul aos maiores títulos de sua história) tinha muito dinheiro e comprou o que de melhor existia no mercado, era um time para ser campeão de tudo.

Além do Palmeiras, existiam outros rivais candidatos a taça, dentre eles o então campeão da Libertadores, Vélez Sársfield, o forte River Plate, os experientes Peñarol e Independiente, além das sensações da década, a escola de futebol Paraguaia, com Olímpia e Cerro Porteño. Sem dúvida Olímpia e River Plate eram as equipes mais perigosas, com os argentinos de Buenos Aires em alta e o clube alvinegro paraguaio batendo na trave nas edições anteriores, a dupla brasileira da competição poderia ter problemas. (leia mais...)

Felipão no Grêmio 4.jpg

Luiz Felipe Scolari, também conhecido como Felipão (Passo Fundo, 9 de novembro de 1948) é um ex-futebolista e treinador brasileiro, que atuava como zagueiro. Felipão é um dos técnicos mais bem sucedidos da história do futebol brasileiro, tendo conquistado quase todos os grandes títulos possíveis a um técnico do Brasil. Foi campeão do mundo de futebol com a Seleção Brasileira de Futebol em 2002, além de conquistar duas Copas Libertadores da América em 1995 e 1999 e diversos outros títulos continentais, nacionais e regionais, tanto no Brasil quanto em sua carreira internacional.

Apesar das aventuras nos times do Colégio Conceição, onde estudou, do São Cristóvão e do Montenegro, foi em 1969, com a contratação pelo Aimoré, que Felipão finalmente iniciava sua carreira no futebol profissional. Começou a construir sua carreira inicialmente como lateral-direito, depois definitivamente como zagueiro. Mas não foi apenas a carreira profissional que começou a ser construída ali, como também sua fama de linha-dura e extremamente dedicado.

No Aimoré foi o líder da equipe em campo, em um plantel conhecido por muitos como o “melhor Aimoré de todos os tempos”. Em que pese o tradicional clube de São Leopoldo tivesse obtido grandes feitos em outros períodos de sua história, de fato aquele Aimoré foi um dos últimos times até os dias atuais que conseguiu fazer frente aos demais clubes da primeira divisão gaúcha, obtendo inclusive um quarto lugar no estadual, melhor classificação do índio capilé na competição. (leia mais...)


Imagem em destaque - 23 de maio.jpg
Foto da Arena do Grêmio
Foto: Omar Freitas/Agencia RBS


Jogo do dia na história...

Amistoso
23/05/1962
Escudo Alemannia Aachen.png
Alemannia Aachen
1x2
Escudo Grêmio.png
Grêmio
Estádio Old Tivoli

Relatório

Nascimentos...


  Projetos da Grêmiopédia