4ª Excursão do Grêmio - América Central

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Revisão de 17h56min de 25 de junho de 2019 por Júnior Morais (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

1ª Excursão do Grêmio - América Central
Excursão do Grêmio - América Central de 1949
América Central.png
Dados
Local de disputa Costa Rica San José
Período 27 de novembro25 de dezembro
Gol(o)s 36
Partidas 9
Média 4,00 gol(o)s por partida
Soccerball.png 2ª Excursão ►►

Em 1949 ainda havia o Campeonato Citadino, título que era também valorizado por todos os clubes participantes, em uma época em que o Campeonato Gaúcho – devido às dificuldades de deslocamento – era disputado por regiões. Aquele ano foi particularmente feliz para o Grêmio, que sagrou-se campeão em cima justamente do seu maior rival, o Internacional, Posteriormente campeão gaúcho. Também foi o ano em que o tricolor realizou a sua primeira grande excursão internacional, disputando jogos contra selecionados da América Central. Mesmo apanhando muito, e sendo intimidados, os jogadores gremistas voltaram invictos, com importantes vitórias, sendo entusiasticamente recebidos pela população de Porto Alegre.

Na bagagem além de fotos trouxe a Taça da Copa Presidente de la República de Costa Rica, oferecida em homenagem ao presidente Otilio Ulate Blanco, que havia sido eleito Presidente da Costa Rica em 1948, em vitória contra Rafael Ángel Calderón Guardia, mas que acabou deposto pelo Congresso Nacional, de maioria pertencente ao Partido Vanguardia Popular, apoiadores de Calderón de ideologia comunista, e aliados de esquerda. Otilio, que chegou a ser preso político no período, acabou retornando à presidência do país após o fim da Guerra Civil da Costa Rica, quando foi promulgada nova Constituição, a abolidas as forças armadas do país e ratificada sua eleição, reconhecendo seu período presidencial de 1949 até 1953.

Time que venceu a seleção Olímpica da Costa Rica por 5x0, na manhã de 25 de dezembro de 1949, em San José.
Arquivo:1949 guatemala.jpg
Time do Grêmio que empatou em 1x1 com a seleção pré-olímpica da Guatemala, em 11 de dezembro de 1949.

A viagem

Em 1949 fazer uma viagem até a América Central era uma epopeia, se o próprio Campeonato Gaúcho era disputado por regiões para amenizar os problemas de logística imagina uma excursão desse tamanho.

A partida

Em 22 de novembro de 1949, às 18:05 (horário de Brasília), a Delegação do Grêmio deixa Porto Alegre, a bordo de um DC 4 da Pan Américan, o "Queen ot the SKies", que levantou voo do Aeroporto de Gravataí. Integravam-na as seguintes pessoas: Srs. Saturnino Vanzelotti, João Luiz Daudt, Aneron Correa de Oliveira, Miguel Lardiez, Cândido Norberto, Adail Borges Fortes da Silva, Luiz Palhares de Mello, médico Derly Monteiro, técnico Bumbel; atletas Sérgio Moacir, Cláudio, Clarel, Joni, Danton, Sidney, Hugo, Ário, Alegretti, Bardu, Paulista, Clori, Hermes, Geada, Alvaro, Carbonilla, Gita e o massagista Biscardi.

Passando, primeiramente, por Montevidéu/Uruguai, dirigindo se a Buenos Aires/Argentina e posterior, com escalas no Chile, Peru, Panamá e Nicarágua, a delegação tricolor desembarcou na Guatemala onde permaneceu por 17 dias, disputando cinco jogos.

Jogos na Guatemala

Com o intuito de preparar a Seleção local para as Olimpíadas Centro Americanas e do Caribe, o esquadrão tricolor fez cinco embates contra a Seleção principal da Guatemala e três com a Seleção Pré-Olímpica da Guatemala, que iria representar o país nos jogos olímpicos.


Ficha Técnica:Seleção da Guatemala 1 x 2 Grêmio - 27/11/1949


Ficha Técnica:Seleção da Guatemala 0 x 2 Grêmio - 01/12/1949


Ficha Técnica:Seleção da Guatemala 3 x 5 Grêmio - 04/12/1949


Ficha Técnica:Seleção da Guatemala 0 x 4 Grêmio - 08/12/1949


Ficha Técnica:Seleção da Guatemala 1 x 1 Grêmio - 11/12/1949

Jogos em El Salvador

No dia 12 de dezembro a delegação tricolor deixou a Guatemala, invicta, rumando para El Salvador, onde foi festivamente recebida. No dia 14 de dezembro, feriado nacional em El Salvador, a tarde, o Grêmio fez o primeiro confronto contra a representação de El Salvador. Quatro dias depois voltou a campo, duas vitórias de goleada, mais uma vez o Grêmio mostrava sua força.


Ficha Técnica:Seleção de El Salvador 1 x 4 Grêmio - 14/12/1949


Ficha Técnica:Seleção de El Salvador 0 x 4 Grêmio - 18/12/1949

Jogo em Honduras

No dia 19 de dezembro o Grêmio parte de San Salvador para Tegucigalpa, Honduras, Onde enfrentou mais um selecionado que se preparava para os jogos olímpicos. Lá enfrentou no dia 22 a página mais negra da excursão, público mau, autoridades esportivas indelicadas, juiz desonesto e atletas desleais. Ainda assim por dois tentos a um, o tricolor, partiu com mais uma vitória, contra tudo e contra todos.

Ficha Técnica:Seleção de Honduras 1 x 2 Grêmio - 22/12/1949

Jogo na Costa Rica

Em jogo disputado no Estádio Nacional da Costa Rica, o Grêmio, até então invicto na excursão, venceu o selecionado olímpico local pelo placar de 5x0, gols marcados por Gita, Geada, Carbonilla e Hermes, duas vezes. Assim, o Grêmio retornaria ao Sul com uma campanha invicta, com 9 jogos, 8 vitórias e 1 empate, além de mais uma taça internacional. A excursão do Grêmio à Costa Rica foi a primeira de um clube brasileiro na história.

Ficha Técnica:Seleção da Costa Rica 0 x 5 Grêmio - 25/12/1949

Delegação

1ª Excursão do Grêmio - América Central[1]
Brasil 1ª Excursão do Grêmio - América Central
Escudo Grêmio.png

Referências

  1. Agradecemos ao torcedor do Internacional e pesquisador esportivo Alvirubro, por informações contidas nesse artigo, que permitiram recuperar parte importante da história do Grêmio.
  • Livro: História do Grêmio FBPA - Passado e Presente de um Grande Clube - Edison Pires