Voleibol

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa
Partida entre Brasil e Japão pela Copa do Mundo de Vôlei de 2011

O Voleibol popularmente chamado de Vôlei, é um esporte em grupo praticado por duas equipes com seis jogadores titulares e seis reservas, jogado em quadra dividida por uma rede de 2,43 m para homens e 2,24 m para mulheres. O objetivo do jogo é fazer a bola passar sobre a rede e tocar no chão do campo adversário, forma de marcar pontos no referido esporte. O vôlei é um esporte olímpico desde 1964.

Voleibol no Grêmio

O início

Com o estimulo a outros esportes além do futebol iniciado no ano de 1912 pelo Grêmio, que passaria por uma reforma interna no referido período, o Imortal passou a valorizar, incentivar e promover atividades diversas do desporto. Uma das atividades que passou a ter espaço no clube foi o voleibol.

O estimulo aos mais diversos esportes amadores ganhou destaque no ano de 1919, quando o clube promoveu sua primeira olimpíada interna, fato que consolidou a poliesportividade do Tricolor, que atingiria feitos relevantes em diversos esportes nacionais.

Destaque estadual

Em que pese não tenha atingido o mesmo sucesso de outros esportes praticados no clube, o voleibol teve significativo destaque no decorrer dos anos. A primeira grande conquista do esporte foi em 1929, com a conquista do Campeonato Gaúcho de Voleibol, fato que se repetiu novamente no ano de 1934 com a conquista do bicampeonato estadual no esporte.

Após um longo período sem grandes conquistas, o voleibol gremista voltou novamente a galgar grandes glórias, com a conquista do Campeonato Gaúcho de Voleibol feminino em 1977, no mesmo ano a equipe juvenil do Tricolor venceu também sua categoria, sendo que em 1975 já havia conquistado seu primeiro título.

Dias autuais

Atualmente o Grêmio mantém ativo seu departamento de voleibol, que opera sob a coordenação de Carlos Costa, o Betão, e direção geral de Ney Fontana Feijó.

Voleibol.png Títulos

Masculino

Feminino