Tênis

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa
Uma partida de tênis no Torneio de Wimbledon, em 2012

O Tênis é um esporte de origem britânica composto por dois jogadores, eventualmente quatro, divididos em uma quadra de 23,77m de comprimento e 8,23m largura normalmente de grama sintética, relva, cimento ou saibro, dividido por uma rede de 1,07m. O objetivo principal do jogo é fazer com que a bola atravesse sobre a rede e atinja o solo do campo adversário duas vezes seguidas, antes que o adversário consiga rebater a bola após o primeiro toque.

Tênis no Grêmio

O início

Com a reformulação interna do Grêmio em 1912, o clube passou a incentivar uma game diversa de esportes além do Futebol, dentre eles o Tênis, que passou a ser praticado no clube de forma amadora, ou seja, sem que seus atletas recebessem remuneração como profissionais. O Tênis, assim como outros esportes praticados no Tricolor, ganhou considerável destaque quando da realização de olimpíadas internas pelo Imortal no ano de 1919, período em que a poliesportividade do Grêmio atingiu sua plenitude, com conquistas de diversos títulos a nível regional.

No ano de 1918, o Grêmio inaugurou no Estádio da Baixada uma quadra para a prática de tênis, no período formou grandes atletas no esporte, obtendo considerável destaque na categoria e sendo considerada uma das melhores equipes do esporte no estado.

Destaque estadual

O Tênis foi um dos primeiros esportes praticados no Grêmio após a reformulação interna promovida em 1912, sendo que permaneceu sem grandes conquistas no período inicial de sua existência. O grande ano do esporte no cenário regional ocorreu no ano de 1926, com a conquista do Campeonato Gaúcho de Tênis.
Em 2 de dezembro de 1949 o Grêmio conquistou o Campeonato Porto-Alegrense de Tênis de Mesa, vencendo a Sogipa na final por 3x2.

Dias atuais

Atualmente o Grêmio não mantém ativo seu departamento de tênis, dedicando-se ao Atletismo, Remo, Futebol Master, Futebol de Mesa, Ginástica, Vôlei, Judô, Karatê, Patinação/Hóquei, Taekwondo, Escoteiros e Bandeirantes.

Tênis.png Títulos