Predefinição:Já joguei no Grêmio

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa
Renato Portaluppi.jpg

Renato Portaluppi, também conhecido como Renato Gaúcho (Guaporé-RS, 9 de setembro de 1962), é um treinador e ex-futebolista brasileiro que atuava como ponta-direita. Iniciou sua carreira nas categorias de base do Clube Esportivo Bento Gonçalves, sendo posteriormente transferido ao Grêmio. É dos grandes nomes do futebol brasileiro nos anos 80 e anos 90, além de ser um dos maiores jogadores da história do Grêmio, graças a passagem de sucesso pelo Tricolor Gaúcho. Foi campeão do Mundo pelo Grêmio, sendo ídolo também no Fluminense e Flamengo.

Ainda na adolescência, Renato passou a treinar futebol no Esportivo escondido da família. Trabalhava meio turno na fábrica de móveis Todeschini e o restante do tempo no futebol. Ainda no alviazul de Bento Gonçalves, fez parte da equipe de 1979 daquele clube, um dos principais elencos da história do time bento-gonçalvense, Campeão do Interior e vice-campeão gaúcho, perdendo o título para o Grêmio.

Apesar do grande resultado do time de Bento Gonçalves, Renato era um reserva no time comandado por outro grande nome da história do Grêmio Valdir Espinosa, então treinador da equipe da serra gaúcha. Com o tempo Renato foi conquistando espaço na equipe, jogando sua primeira partida como titular em 12 de agosto de 1979, quando ainda tinha 16 anos. (leia mais...)