Portal:Estádios

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa
Portal dos Estádios
Imagem em destaque
Imagem em destaque - 10 de junho.jpg
Grêmio em um estádio da URSS em 1961, possivelmente o Luzhniki Stadium

Sabia que…

La Bombonera.jpg
Estádio Maracanã.jpg

… Em 1959 o Grêmio realizava uma excursão pela América do Sul, com passagem pelo Uruguai, onde empatou por 1x1 com a Seleção Uruguaia, e pela Argentina, onde enfrentaria o Boca Juniors. A partida contra o clube xeneize foi realizada em 25 de fevereiro no Estádio La Bombonera. O Grêmio marcou quatro vezes com Gessy e o Boca Juniors descontou com Edwards. O Imortal foi o primeiro clube do Mundo a golear o Boca na Bombonera e Gessy foi o primeiro jogador a marcar quatro gols no estádio.

… Em 1950 o Grêmio venceu o Flamengo no Estádio Maracanã por 3x1, gols de Gita, Clori e Ballejo. A partida, realizada em 15 de novembro, foi a primeira vitória de um clube de fora do Rio de Janeiro no estádio. Curiosamente o jogo foi realizado no aniversário do Flamengo, sendo a primeira partida do Grêmio no estado do Rio de Janeiro.

Estádios em destaque
Artigo em destaque

Arena do Grêmio

Arena externa.jpg

A Arena do Grêmio é um estádio multiuso localizado na cidade de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. É o atual estádio do Grêmio e terceira casa do Grêmio ao longo de sua história, em substituição ao Estádio Olímpico Monumental. Foi inaugurada em 8 de dezembro de 2012, em amistoso entre Grêmio e Hamburgo, partida que fez parte de um grande show de inauguração, que, além do jogo internacional, contou com a presença do grupo americano Blue Man Group, show de orquestra e presença de celebridades gaúchas e brasileiras, o que lhe rendeu o Prêmio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial na categoria Evento.

A grande obra foi avaliada em R$700 milhões, sendo o maior estádio do Sul do Brasil, sétimo maior estádio país em número de espectadores, 100º maior estádio do Mundo e a maior arena multiuso da América Latina. Foi considerada o melhor estádio privado no Brasil pela Revista Exame no ano de 2015; em votação aberta promovida pelo site polonês especializado em estádios Stadium DB.com, a Arena do Grêmio foi eleita o Stadium of the Year de 2012 após 14 mil votos de 86 países, sendo considerada o melhor estádio inaugurado naquele ano; a Revista inglesa Stadia, especializada em estádios, deu amplo destaque à Arena do Grêmio em sua edição de janeiro de 2013, considerando uma das maiores e mais modernas arenas de 2012 e criticando sua ausência no Mundial de Seleções de 2014. Em 2016, a Arena do Grêmio obteve classificação máxima do Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios (Sisbrace), do Ministério do Esporte, que avaliou 155 estádios e concedeu nota máxima a apenas 13.

Atualmente a Arena do Grêmio é referência internacional em estádios, possuindo padrão UEFA, que são superiores aos exigidos pela FIFA, recebendo diversos shows nacionais e internacionais, espetáculos diversos e sendo cogitada para eventos mundiais como a disputa pelo cinturão dos pesos pesados do UFC.

…para ler mais

Principais estádios onde o Grêmio já jogou

Porto Alegre

Rio Grande do Sul

Brasil

América do Sul

Mundo