Portal:Competições

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa


PORTAL DAS COMPETIÇÕES

Mundial de Clubes de 1983 Copa Libertadores de 1983 Copa Libertadores de 1995 Copa Libertadores de 2017 Recopa Sul-Americana de 1996 Campeonato Brasileiro de Futebol de 1981 Campeonato Brasileiro de Futebol de 1996 Copa do Brasil de Futebol de 1989 Copa do Brasil de Futebol de 1994 Copa do Brasil de Futebol de 1997 Copa do Brasil de Futebol de 2001 Copa do Brasil de Futebol de 2016 Supercopa do Brasil de 1990 Campeonato Sul-Brasileiro Copa Sul Campeonato Brasileiro - Série B

Curiosidades sobre competições
O Troféu Palma de Mallorca é a competição em destaque Conheça mais...
Cartaz Ciudad de Palma.jpg
Vencido contra o Barcelona, esse é um dos principais torneios conquistados pelo Grêmio
Torneios internacionais | Barcelona

Sabia que…

  • O Grêmio foi o primeiro e único da história do Campeonato Brasileiro de Futebol na fórmula de pontos corridos a terminar a competição invicto em casa. O fato ocorreu em 2009.
  • O Grêmio é o clube que mais participou do Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão. Foram 58 participações desde 1959.
  • O Grêmio marcou o primeiro gol da história do Campeonato Brasileiro pós anos 70 (antes da unificação dos campeonatos nacionais). Em 7 de agosto de 1971 com Héctor Scotta, placar final: São Paulo 0x3 Grêmio, no Estádio Morumbi em São Paulo.
  • O Grêmio foi o primeiro clube do Brasil a ser campeão da Copa do Brasil em 1989. Igualmente é o primeiro a ser Bicampeão, Tricampeão, Tetracampeão e Pentacampeão da competição. Sendo as 3 primeiras de forma invicta.
  • O Grêmio é o clube com maior número de jogos na história da Copa do Brasil, sendo o maior semifinalista, com 13 semifinais, e maior finalista, com 8 finais.
  • O Grêmio é o primeiro clube na história da Copa do Brasil, iniciada em 1989, a vencer o primeiro jogo da final como visitante.
  • O Grêmio possui o recorde de vitórias seguidas na Copa do Brasil, 8 jogos, em 2012.
  • O Grêmio possui a maior invencibilidade da Copa do Brasil, 26 partidas entre 1989 e 1992.
Portais e Projetos Relacionados

Competições Mundiais

Mapa Mundi.png

Competições Continentais

Mapa América do Sul Clicável.png

Competições Nacionais

Mapa Brasil.png

Competições Regionais

Mapa Rio Grande do Sul Clicável.png

Competições Municipais

Mapa de Porto Alegre.png
Os artigos em destaque do portal

Artigo do momento

Mundial de Clubes de 1983

No dia 11 de dezembro de 1983 o Mundo inteiro parava para assistir o Campeonato Mundial Interclubes, oficialmente chamado de Copa Intercontinental. Disputada anualmente desde 1960, a competição era considerada a maior de todo planeta e reunia nada mais, nada menos do que os campeões das duas maiores taças, a antiga Copa dos Campeões Europeus (depois chamada de Liga dos Campeões) e a Taça Libertadores da América.

Até a presente data, a Copa Intercontinental havia sido disputada pelos maiores clubes do Mundo, dentre eles Real Madrid, Peñarol, Internazionale, Independiente, Benfica, Milan, Estudiantes, Manchester United, Nacional de Montevidéu, Ajax, Juventus, Bayern de Munique, Boca Juniors e Liverpool. Com mais de 20 anos de disputas anuais, o Mundial Interclubes havia sido conquistado por apenas dois brasileiros, Santos (1962-1963) e Flamengo (1981), demonstrando a dificuldade e importância da conquista.

Os finalistas de 83 não eram quaisquer clubes, o europeu e favorito, Hamburgo, oficialmente chamado Hamburger Sport-Verein e. V., era a nova sensação da Europa. O clube da Alemanha Ocidental (na época da divisão do país devido a Segunda Guerra Mundial) era o então hexacampeão nacional, sendo, assim como seu rival na disputa, o terceiro clube do país a chegar na Intercontinental.

Os alemães iniciaram o ano de 1983 com o prestígio do título nacional do ano anterior e um vasto elenco recheado de estrelas. Venceu a Liga dos Campeões com apenas uma derrota para o Dinamo Kiev, dois empates e seis vitórias, somando 16 gols pró e 5 contra. Desbancou o gigante clube italiano do Juventus, 20 vezes campeão da Itália, em 25 de maio de 1983 no estádio Olímpico de Atenas, sendo este o maior jogo da temporada européia, com o enfrentamento das duas maiores forças do futebol de então. Não bastando, a equipe do Hamburgo ainda era a base da Seleção Alemã Ocidental, vice-campeã da Copa do Mundo da Espanha de 1982, perdendo a final para a Itália de Paolo Rossi e Dino Zoff. (continue lendo...)


Outros artigos em destaque

Navegação

Mapa do Portal