Estádio da Chácara das Camélias

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa
CHÁCARA DAS CAMÉLIAS
Estádio Beira-Rio
Informações
Nome Estádio da Chácara das Camélias
Local Porto Alegre, Brasil Brasil
Capacidade

O Estádio da Chácara das Camélias foi um estádio de futebol localizado na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, pertencia a equipe do Fussball Club Porto Alegre. Inaugurado em 1923, foi por muitos anos um dos principais estádios do estado e do Sul do Brasil. Grêmio e Internacional disputaram diversos clássicos Gre-Nais no local. Em 1942 foi vendido ao Nacional de Porto Alegre

História

Em 1923 o Fussball inaugurava seu novo estádio, localizado na Rua José de Alencar, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, era um dos maiores estádios do Sul do Brasil.

Com a negativa do Internacional na prioridade de compra da Chácara dos Eucaliptos, o clube ficou sem local para mandar seus jogos. Assim, iniciou em 3 de julho de 1930 estudo de viabilidade de transferência provisória de seu mando de campo para o estádio do Fussball por 1 mil réis sobre cada ingresso, valor que seria convertido ao proprietário como aluguel, em processo semelhante ao que o clube Foça e Luz havia negociado com o Fussball.

Em agosto de 1930 o Internacional chegou a um acordo com o Fussball, mandando alguns jogos no estádio, inclusive um Gre-Nal válido pelo Campeonato Citadino de Porto Alegre de 1930, em um empate por 1x1.

Na década de 40 o Fussball passou por profunda crise financeira, vendendo o estádio para o Nacional Atlético Clube de Porto Alegre em 1942. O Fussball seria extinto dois anos depois.

Em 1958 o Nacional Atlético Clube também foi extinto. O estádio permaneceu abandonado até a década de 70, quando foi vendida para o Grupo Josapar. Nos dias o local é ocupado em parte pelo Mercado Nacional e o restante por uma escola estadual[1].

Referências

  1. Eduardo Minossi de Oliveira - UFRGS. Do campo à arena: a transformação do papel dos estádio dentro da dinâmica em Porto Alegre, dos anos 50 aos dias de hoje dezembro de 2010. Visitado em 21 de outubro de 2015.