Clubes Inspirados no Grêmio

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa

Assim como outros grandes clubes do Mundo, o Grêmio possui diversas entidades que foram fundadas tendo o Imortal como inspiração. Excursões ao exterior, disputa de títulos e até mesmo a beleza de seu uniforme, eleito o Mais Bonito do Mundo em 2005, são alguns dos motivos para despertar o interesse de apaixonados por futebol que decidem ter no Grêmio a fonte inspiradora para a criação de clubes pelo Mundo todo. Abaixo estão listados alguns clubes criados inspirados no Grêmio:


Kawasaki Frontale

Atual escudo do Kawasaki Frontale

O Kawasaki Frontale é um clube de futebol japonês, localizado na cidade de Kawasaki, próximo à Tóquio, no Japão. Foi fundado em 1955, ainda com o nome de Fujitsu Soccer Club. Assim como outros clubes japoneses da época, o então Fujitsu era um clube gerenciado por uma empresa. A partir de 1997 o clube se tornou independente da Fujitsu Kawasaki Sports Management Co., Ltd., em processo semelhante ao de vários clubes japoneses que buscavam a profissionalização do esporte. Seu estádio é o Todoroki Athletics Stadium, com capacidade para 27 mil pessoas.

Em 26 de março de 1997 o Kawasaki firmou acordo de cooperação entre clubes com o Grêmio, em reunião realizada entre o então presidente do Grêmio Luiz Carlos Pereira Silveira Martins, o presidente do Clube dos 13 e ex-presidente do Grêmio, Fábio André Koff, e o representante do clube japonês no Hotel Caesar Park, em São Paulo. O Kawasaki Frontale passou a utilizar as cores e símbolo do Grêmio.[1]

O Kawasaki não possui nenhum título da J-League, Primeira Divisão Japonesa, mas possui três vice-campeonatos (em 2006, 2008 e 2009), além de três vice-campeonatos na Copa da Liga Japonesa, correspondente a Copa do Brasil no Japão, em 2000, 2007 e 2009. É um dos clubes japoneses com melhor campanha na história da Liga dos Campeões da AFC, tendo chegado as quartas-de-finais em duas oportunidades.

De 1997 e alguns anos que seguiram, a equipe japonesa utilizava camisa e escudo semelhante ao do Grêmio, com o passar dos anos, entretanto, passou a adotar um novo símbolo e uniforme diferente, alguns anos semelhante ao utilizado pelo Grêmio em 1904. A cor da camisa também foi modificada, adotando um azul mais claro.

Em 2016 o Kawasaky lançou camisa em referência aos modelos antigos, quando da inspiração no Grêmio.


Antigo Escudo Camisa em 1997 Camisa em 2016 Estádio Todoroki Final Nabisco Cup 2007
Antigo escudo kawasaki.png Antiga camisa kawasaki.jpg Frontale 2016.jpg Todoroki Athletics1.jpg Todoroki Athletics.JPG

Primeiro Fukushima

Escudo
Camisa

Primeiro Fukushima Foot-ball Club, também conhecido como Pride of Fukushima, foi um clube de futebol da cidade de Fukushima, no Japão. O clube foi criado em 1996 para homenagear o Grêmio, após a disputa do Mundial de Clubes contra o Ajax da Holanda em 1995. Não há muitas informações sobre o clube, muito menos que tenha tido atividade profissional ou que ainda esteja ativo.





Match Fit Academy

Escudo

Match Fit Academy é um clube de futebol feminino e masculino, fundado no ano de 2000, na cidade de Princeton, estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos. Foi campeã da Super Y-League, campeonato de base dos Estados Unidos e Canadá duas vezes em 2005, vencendo a categoria feminina sub-17 e sub-14.

Não há informações claras de que a instituição tenha sido criada em homenagem ao Grêmio, mas aparentemente seu escudo foi inspirado no clube gaúcho.




Grêmio Porto Riesbach

Escudo

O Grêmio Porto Riesbach é um clube amador da cidade de Zurique, na Suíça. O clube foi fundado em 2002 por Niki Lütjens e Manuel Rieder, um dos organizadores do torneio FIFA/Blue Stars Youth Cup, que em 2001 havia ficado fascinado com o clube gaúcho, decidindo prestar uma homenagem com a criação da instituição.

O clube suíço disputou a liga amadora, intitulada Fortschrittlicher Schweizerischer Fussball-Verband. Conforme informações de seu site oficial. Não há informações atuais se ainda se mantém em atividade.


Texto em português no site do clube:

No ano 2002 o nosso primeiro presidente Niki Lütjens tinha a ideia de fundar um clube de futebol. O objetivo fundamental do time é o divertimento e viver a paixão pelo esse esporte maravilhoso nos gramados locais. Os atletas jogaram antigamente por vários clubes na área de Zurique, a maior cidade da Suíça. No ano 2002 Grêmio Porto Riesbach estreiou na liga amadora FSFV (Fortschrittlicher Schweizerischer Fussball-Verband). Quarenta times participam nessa liga: 24 no campeonato principal, 7 no campeonato das mulheres e 9 times no campeonato dos seniores. Na primavera começam os tres campeonatos. O ano de futebol acaba com a copa no outono. Porque o nome de Grêmio Porto Riesbach? A escolha do nome se deu na época em que a equipe júnior do Grêmio participava do torneio FIFA/Blue Stars Youth Cup, realizado na Suíça em Zurique. Uma competição de nível mundial conquistada pelo Grêmio em 2001. No ano 2002 o Tricolor perdeu para o Boca Juniors da Argentina na final. O nosso presidente de finanças Manuel Rieder, um dos organizadores da competição, conheceu a delegação gremista. Ele e os amigos ficaram fascinado pelo Clube Tricolor. Agora são todos "gremistas" de paixão.[2]

Grêmio Esportivo Jaciara

Escudo

O Grêmio Esportivo Jaciara é um clube brasileiro do município de Jaciara, no estado de Mato Grosso. Foi fundado em 15 de junho de 1975 em homenagem ao Grêmio, tendo cores, escudo e uniforme semelhante ao clube gaúcho. Foi semifinalista do Campeonato Mato-grossense em 2003 e 2005, sendo vice-campeão do estado em 2007. No ano de 2008 enfrentou o Grêmio pela Copa do Brasil, perdendo os dois jogos, um por 1x0, disputado em Cuiabá, no dia 13 de fevereiro, e sendo goleado por 6x0, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, em 27 de fevereiro.

Em 2009 a equipe foi excluída do Campeonato Mato-Grossense por não efetuar o pagamento da anuidade destinada à Federação Mato-Grossense de Futebol. Em 2011 acabou jogando a segunda divisão estadual, sem conseguir acesso. A crise financeira acabou por impedir a continuidade do clube, que está inativo. Há, entretanto, possibilidade de que a equipe retorne ao futebol em 2016.


Montes Claros Futebol Clube

Escudo

O Montes Claros Futebol Clube é um clube de futebol do município de Montes Claros, no estado de Minas Gerais. Foi fundado em 28 de agosto de 1992 pelo gaúcho Joevile Paulo Mocellin, que se inspirou no escudo e uniforme do Grêmio, clube do então fundador. O clube mineiro possui grandes atuações nas competições estaduais. Foi vice-campeão da série C e série B mineira, tendo disputado pela primeira vez a série A em 1997, quando venceu na primeira fase da competição Atlético Mineiro e Cruzeiro, até então invictos, sendo eliminado apenas nas quartas-de-finais daquele ano.




Futebol Clube do Porto

Escudo
Uniforme Atlético do Porto

O Clube Atlético do Porto é um clube de futebol da cidade de Caruaru, em Pernambuco. Foi fundado em 30 de julho de 1993. O clube disputa a primeira divisão do Campeonato Pernambucano, tendo como maior título a Copa de Pernambuco em 1999. Não há fontes de que o clube tenha se inspirado no Grêmio, na verdade o Porto adotou as cores tricolores da extinta equipe do Atlético de Caruaru. Ocorre que possivelmente seu uniforme tenha sido inspirado no uniforme gremista, uma vez que possuem grande semelhança.

Grêmio Foot-Ball Guayasense

Escudo

O Grêmio Foot Ball Guayasense é um clube de futebol amador da cidade de Guayaquil, no Equador. Foi fundado em 22 de janeiro de 2010 por admiradores do Grêmio.





Referências

  1. Fujitsu Kawasaki Sports Management, Inc.. Kawasaki Frontale e Grêmio assinam acordo de relacionamento de clube irmãos em japonês. Visitado em 28 de agosto de 2015.
  2. Grêmio Porto Riesbach. Grêmio Porto Alegrense/Grêmio Porto Riesbach em português. Visitado em 28 de agosto de 2015.

Ligações externas