Basquetebol

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa
Um jogo de basquetebol entre Brasil e Estados Unidos

O Basquetebol é um jogo coletivo criado em 1891 nos Estados Unidos. É disputado por duas esquipes de 5 jogadores titulares e 5 suplentes, que têm como principal objetivo acertar o cesto circular, aros, existente nas extremidades da quadra de ambos os lados, a cesta está posicionada a três metros e cinco centímetros de altura.

Resumidamente, as regras do jogo permitem aos jogadores caminhar e correr pela quadra, necessitando bater a bola contra o chão para a realização da movimentação, sendo possível executar passes a um companheiro de equipe em busca da melhor posição de arremesso da bola, possuindo diferentes pontos baseado na distância dos arremessos, que são calculados pelas linhas constantes na quadra. O jogo possuí 60 minutos, divididos em quatro períodos iguais de 10 minutos cada, vencendo quem marca mais pontos ao final. A utilização dos pés é vedada.

O basquetebol é um desporto olímpico desde as Olimpíadas de 1936, na Alemanha, sendo um dos esportes mais populares e de maior movimentação financeira do Mundo, no Brasil é considerado pela mídia e pesquisas como um dos esportes mais populares do país.

Basquetebol no Grêmio

O início

Assim como ocorreu em outras modalidades, em 1912 o Grêmio iniciou um processo de reformulação interna que culminou na criação de um departamento de esportes amadores, ou seja, realizado por atletas não remunerados, destinado à prática de diversos esportes, dentre eles o basquetebol. O basquete passou a ter considerável atenção do clube, sendo inclusive contemplado com espaço exclusivo quando da elaboração de um projeto de substituição do Estádio da Baixada por um novo estádio, não colocado em prática na época.

Equipe feminina do Grêmio no ano de 1958

A primeira conquista estadual

Apesar de não ter sido tão bem sucedido quanto o Atletismo, o Basquete conseguiu grande destaque a nível estadual, onde o Grêmio conquistou títulos de importância destacada. Em 1934 a equipe gremista venceu o primeiro Campeonato Gaúcho de Basquetebol, em competição válida pela Liga Atlética do Rio Grande do Sul.

O primeiro título estadual rendeu aos atletas gremistas convocações para a Seleção Gaúcha de Basquete de 1934, sendo o primeiro momento de destaque do esporte americano no Grêmio.

O tricampeonato estadual e consolidação do esporte

Assim como em outros esportes, a construção do Estádio Olímpico influenciou no crescimento de qualidade dos mais diversos elencos esportivos dos anos 50, o mesmo aconteceu com o basquetebol, que viu a conquista do tricampeonato do Campeonato Gaúcho de Basquetebol nos anos de 1954 e 1955, em competição organizada pela Federação Gaúcha de Basketball.

Dias autuais

Atualmente o Grêmio não mantém ativo seu departamento de basquetebol, dedicando-se ao Atletismo, Remo, Futebol Master, Futebol de Mesa, Ginástica, Vôlei, Judô, Karatê, Patinação/Hóquei, Taekwondo, Escoteiros e Bandeirantes.

Basquete.png Títulos