Atletismo

De Grêmiopédia, a enciclopédia do Grêmio
Ir para: navegação, pesquisa
Corrida, uma das modalidades do atletismo

O Atletismo é um conjunto de esporte constituído por corrida, lançamentos e saltos, sendo considerado a forma organizada mais antiga de competição existente. Teve início em 776 a.C fazendo parte da organização dos Jogos Olímpicos realizados pelos gregos antigos. O atletismo é geralmente praticado em estádios como o Estádio Olímpico Monumental que possui estrutura adequada para receber eventos desta modalidade.

Atletismo no Grêmio

O início

Embora um clube voltado principalmente ao futebol, o Grêmio é um clube que sempre apoio os mais diversos esportes. Criado em 1903, o Grêmio iniciou reformulação interna no ano de 1912, readequando seu modus operandi. Durante esse período o atletismo ganhou forma, ganhando espaço na rotina diária do clube.

Com apoio e estímulo do ex-presidente gremista Aurélio de Lima Py, o Imortal passou a investir em diversos esportes, dentre eles o atletismo, praticado de forma amadora, ou seja, sem pagamento de salário aos competidores que treinavam e competiam sem receber salário diretamente do clube, em suma, não eram profissionais da área.

Ainda em 1919 o Grêmio dava um grande passo no esporte, com a criação da primeira olimpíada interna, dando destaque ao atletismo como esporte em todo o Rio Grande do Sul. Em 1929, a projeção do esporte dada pelas ações do clube deixaram os atletas da modalidade em destaque, o que gerou convocações pela Seleção Gaúcha no Campeonato Brasileiro da categoria.

Destaque estadual

O esporte seguiu pelas décadas, ganhando cada vez mais destaque, até que em 1934 a equipe de atletismo do Grêmio se sagrou Campeã Estadual de Atletismo. O Sucesso foi repetido em 1935, com a conquista do bicampeonato da categoria.

Em 1955 o Tricolor retomou os rumos da glória no esporte, com a conquista do Campeonato de Porto Alegre de Atletismo e o vice-campeonato Estadual. Em 1956, os tempos áureos, com mais uma conquista do Campeonato Estadual de Atletismo. A equipe do período foi tão qualificada que conseguiu uma façanha até hoje destacada, uma série de 13 conquistas consecutivas do estadual do esperte, que terminou em 1968 após treze anos de hegemonia regional.

Destaque nacional

Equipe gremista na comemoração pelo título do III Troféu Brasil de Atletismo, em 1959

A década de 50 foi sem dúvidas o melhor período do atletismo gremista, coincidente com a inauguração do Estádio Olímpico Monumental que dava toda a estrutura necessária para a realização do esporte. As conquistas do esporte foram destacadas ao ponto de render convites para participar dos Jogos da Primavera, no Rio de Janeiro em 1957.

Ainda em 1958 a equipe de atletismo do Grêmio receberia outro ilustre convite, a convocação de seus atletas para comporem a Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano de Atletismo, disputado em Montevidéu, no Uruguai. Os atletas gremistas não decepcionaram, sendo campeões sul-americanos da categoria.

Nacionalmente os maiores anos do Grêmio no atletismo foram em 1958 e 1959, com as conquistas do Troféu Brasil de Atletismo, na época a equipe gremista foi considerada a melhor do país, superando adversários tradicionais do esporte existentes no centro do Brasil. Uma façanha única eternizada no atletismo gaúcho.

Destaque internacional

Em 1959 o Grêmio esteve presente nos Jogos Pan-Americanos, sendo representado por dois atletas da categoria. A equipe brasileira acabou em terceiro lugar na classificação geral da competição continental.

O clube ainda possui um recorde histórico no esporte, sendo até os dias atuais o único clube na história do atletismo a ter sete atletas em um Campeonato Pan-Americano de Atletismo.

Dias atuais

Atualmente o Grêmio mantém seu departamento de atletismo, competindo em diversas modalidades e mantendo o tradicional esporte vivo para todos aqueles que queiram desfrutar dele. O Clube possui alguns destaques no esporte, mantendo sua tradição e seu prestígio adquirido a mais de cinquenta anos desde a conquista do Bicampeonato Brasileiro e nos quase 100 anos de pratica do esporte pelo clube.

Atletismo.png Títulos